Cuité-PB realiza audiência do Orçamento Democrático Estadual neste sábado (21)
Por - em 3 anos atrás 262
O Governo do Estado realiza, neste sábado (21), no município de Cuité, Curimataú paraibano, mais uma audiência do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Na plenária, serão assinadas ordens de serviços e liberados créditos do programa Empreender-PB. O evento começa às 19 h, no ginásio municipal da Escola Waldemir Alves, localizado à rua Francisco Teodoro. A ação volta a ser presencial após dois anos de realização em formato virtual em decorrência da pandemia da Covid-19.
Na audiência do ODE em Cuité, o governador João Azevedo, acompanhado dos auxiliares do Governo, fará a prestação de contas das demandas geradas pelo ODE de 2021 na 4ª Região Geoadministrativa.
De acordo com o governador, a participação popular tem sido decisiva no planejamento e execução de obras e ações na Paraíba. “No último ano, cerca de R$ 800 milhões da execução orçamentária foi proveniente das propostas do Orçamento Democrático, porque não há nada melhor do que ouvir a população que mora na localidade para atender as necessidades de cada região e estaremos presentes em todas as plenárias para receber as demandas e fazer a prestação de contas das ações apresentadas no Orçamento do ano anterior, o que representa um grande instrumento da democracia”, frisou.
O gestor afirmou que o sistema virtual também será disponibilizado para que a população defina suas prioridades pela internet.
O secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, destacou que as plenárias garantem a oportunidade de a população dialogar diretamente com o governador e toda a equipe de governo. “É nesse momento que a sociedade poderá nos dizer qual caminho traçar para melhorar a vida das pessoas. Todas as demandas apresentadas nas 15 audiências serão passadas por um processamento e encaminhadas para compor as leis orçamentárias do ano seguinte, contendo o desejo do povo paraibano”, falou.
O conselheiro do Orçamento Democrático da 4ª Região, Marcio Dantas, falou da expectativa para o retorno das audiências presenciais. “Essa é uma ferramenta importantíssima porque abre o diálogo com o povo e a gente tem a oportunidade de levar as nossas demandas para que o dinheiro do povo seja aplicado onde realmente necessitamos. Nós já tivemos muitas conquistas dentro do ODE, a exemplo das estradas Picuí a Nova Floresta e Sossego a Cubati, devidamente atendidos pelo governo”, comentou.
O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.
Portal do Curimatau