Na Paraíba criação de caprinos cresce 30.7%
Por - em 2 anos atrás 139
A Paraíba apresentou no período dos últimos cinco anos um crescimento de 30,7% na criação de caprinos, conforme dados do Boletim Técnico do Agronegócio Rebanhos da Paraíba produzido pela Usina de Dados do Sebrae-PB.
Com isso, a produção de leite também aumenta no Estado que ocupa o primeiro lugar no ranking Nacional, segundo o segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Do total produzido, 4,059 milhões foram comercializados.
O destaque fica por conta dos municípios de Amparo, que ocupa o primeiro lugar, com 652 mil litros vendidos; Monteiro em segundo, com 604 mil litros vendidos, e Sumé em terceiro, com 476 mil litros.
Produção de Leite
Outros municípios paraibanos que se destacam na produção do leite de cabra são: Parari (242 mil litros), Prata (209 mil litros), Cabaceiras (208 mil), Zabelê (182 mil litros) e Boqueirão (160 mil litros). Na comercialização também se destacam Parari, Prata, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, Taperoá, São Domingos do Cariri, Cabaceiras e Coxixola.
Apesar da importância do Programa do Leite para o desenvolvimento da região do Cariri, o Governo Federal abandonou o programa.
O Governo do Estado da Paraíba, prometeu mantê-lo até o final deste ano.
Redação