‘Ápice’ do eclipse solar 2023 deverá durar mais de 4 minutos, na Paraíba; em Picuí acontece uma vasta programação
Por - em 1 ano atrás 386
Neste sábado (14), o ápice do eclipse solar anular 2023 na Paraíba deverá durar mais de quatro minutos. A informação foi detalhada pelo presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita. A Paraíba e Rio Grande do Norte devem ser os estados do país com a melhor visibilidade para o fenômeno.
“Para quem estiver na linha central da anularidade vai durar cerca de 4 minutos e 20 segundos. E quem tiver mais ao sul dessa linha, que tiver mais afastado vai durar menos tempo até o limite de visibilidade”, detalhou Marcelo. De acordo com o presidente da APA, a linha central da anularidade, que passa pela Paraíba, abrange municípios de Araruna, no Brejo, Cuité e Nova Floresta no Curimataú, Picuí no Seridó, Teixeira, até Cajazeiras, no Sertão.
“Nessa linha central da faixa de visibilidade o eclipse dura mais, a faixa anular do eclipse dura mais e o anel que se forma em torno da lua ele é mais perfeito. É mais uniforme”, explicou.
O fenômeno, na Paraíba, está previsto para iniciar por volta das 15h30, com ápice previsto para ter início por volta das 16h40. Vale lembrar que são necessários cuidados especiais para observar o fenômeno, e a não utilização dos equipamentos sugeridos por especialistas pode causar danos permanentes a visão.
O eclipse solar anular só voltará a ocorrer por aqui em 2067.
Cidades da Paraíba já começam a se organizar para observação do eclipse solar em outubro; fenômeno poderá ser visto em todo o estado.
Na Paraíba, diversos municípios têm preparado uma programação especial para a observação, seja por meio da iniciativa pública ou privada. Boa parte destes locais, são pontos turísticos.
Eclipse raro do Sol poderá ser visto em 88% do território paraibano
Confira alguns dos locais para observar o eclipse na Paraíba:
Cuité
Em Cuité, Curimataú paraibano, o Mirante localizado em frente ao Campus da UFCG é o local onde o eclipse anular deverá ter a melhor visibilidade, é apontado como um dos que devem ser mais privilegiados para observar o fenômeno.
Picuí
Picuí está no meio da faixa de anularidade, e terá um dos maiores tempos de duração do eclipse central: 4 minutos e 22,1 segundos.
O local ideal será ao lado do IFPB, onde deve ofertar uma vista privilegiada do eclipse na capital da carne de sol e do picolé caseiro. A gestão municipal em parceria com o IFPB, realiza a partir das 14:30 horas, uma vasta programação com show da cantora Aline Almeida, apresentação de fanfarra e palestra.
Portal do Curimataú