
Areia/PB sedia Festival Gastronômico a partir do dia 31 de outubro
Por Redação com Ascom - em 4 minutos atrás 1
Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o Hotel Bruxaxá vai sediar o Festival Gastronômico de Areia/PB, evento que une tradição, pesquisa e criatividade para valorizar a identidade culinária do Brejo paraibano.
A programação contará com a presença de chefs renomados do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e com o Workshop do Café, que destacará o trabalho do Núcleo de Estudos do Café (NECAF/UFPB – Campus Areia) na retomada da produção cafeeira da região. A proposta é evidenciar o papel da ecogastronomia e da sustentabilidade como motores de desenvolvimento local.
Além das oficinas e mesas-redondas, o festival reunirá empreendedores e expositores do setor de alimentos e bebidas, que levarão ao público o melhor da gastronomia regional. Para os expositores que irão manipular alimentos durante o evento, o IFPB – Campus Areia está oferecendo o curso gratuito “Ecogastronomia e Práticas Sustentáveis na Cozinha”, ministrado por chefs e professores da instituição. A capacitação reforça o compromisso com a qualidade, a segurança alimentar e a valorização das práticas sustentáveis.
O evento é promovido pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (ATURA), em parceria com a UFPB e o IFPB, e conta com o apoio de diversas instituições e parceiros, entre eles PBTur, Sebrae-PB, Fecomércio-PB, Senar-PB, Sicoob, Governo do Estado da Paraíba e os deputados estaduais Eduardo Carneiro e Chió.
Durante três dias, Areia se transforma em um polo de aromas, sabores e experiências únicas, em meio ao charme e à hospitalidade que caracterizam o município.
Programação
Sexta-feira, 31 de outubro
18h – Abertura oficial com a Fanfarra Simples Carlota Barreira
19h – Workshop do Café: mesa-redonda com cafeicultores locais (Café da Lêda, Café Sinergia e Várzea do Coaty Café), mediada por Jheyson Dantas (NECAF/UFPB)
20h – Show musical com Yan Caio, em homenagem à Jovem Guarda
22h – Encerramento
Sábado, 1º de novembro
10h – Abertura dos stands
10h30 – Workshop “Preparo de Drinks à Base de Café”, com Jéssica Marcelle (NECAF/UFPB) e Lucy Mariz
14h – Workshop “Brioche de Inhame com Ganache de Café”, com a chef Bárbara Neves (IFPB)
15h – Apresentação cultural
16h – Workshop “Café Especial – Prepare em Casa”, com o NECAF/UFPB
18h – Workshop “Croquete de Pulled Pork com Barbecue de Café e Gremolata de Coentro”, com o chef Guilherme Freitas (IFPB)
19h – Apresentação das Seresteiras do Chá
20h – Show de Forró Jeito Manhoso
22h – Encerramento
Domingo, 2 de novembro
10h – Abertura dos stands
10h30 – Workshop “Bernofe”, com o chef Cumpade João (IFPB)
14h – Encerramento do festival.