Croácia x Marrocos: confronto reúne Livakovic e Bono, melhores goleiros da Copa; veja raio-x

Por - em 2 anos atrás 320

Croácia e Marrocos se enfrentam, neste sábado, às 12h (de Brasília), na disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo. A partida reúne dois grandes personagens do torneio: os goleiros Dominik Livakovic e Yassine Bounou, que concorrem ao posto de melhor jogador da posição.

As duas equipes chegaram até aqui muito pelo o que Livakovic e Bono fizeram dentro de campo. O croata brilhou nas disputas de pênaltis e foi o principal responsável pela classificação nas oitavas e nas quartas de final. Do outro lado, o marroquino se destacou com defesas no tempo normal e também foi decisivo no desempate das oitavas.

Veja abaixo um raio-X dos dois goleiros!

Defesas difíceis

No ranking das defesas difíceis, Livakovic lidera o torneio. Em seis jogos até aqui, o goleiro salvou a Croácia em nove oportunidades, uma média de 1,5 defesa difícil por partida – é a melhor marca com sobras.

Bono aparece na 16ª posição de defesas difíceis da Copa, com três intervenções, mas há uma particularidade que o dá destaque nesse quesito.

Goleiros decisivosLivakovic e Bono são os dois melhores goleiros da Copa do Mundo — Foto: ge

O Espião Estatístico, do ge, utiliza uma métrica que se chama “goleiros decisivos”. Ela avalia a quantidade de defesas difíceis no momento que o time estava empatando ou vencendo por um gol de diferença – ou seja, em situações nas quais está sujeita uma alteração no placar.

Bono fez três defesas difíceis, mas todas quando o time estava empatando ou vencendo por um gol. Ele apenas sofreu um gol que mudou o placar, contra a França, quando o jogo estava 0 a 0. Então, em quatro oportunidades que o adversário teve de alterar o placar do jogo em toda a Copa, Bono salvou Marrocos e manteve o resultado em três chances com grandes defesas.

Livakovic foi exposto a 11 boas oportunidades dos adversários quando a Croácia estava vencendo por um gol ou o jogo estava empatado. Em 63,3% das chances, salvou os croatas, ou seja, fez sete defesas difíceis, nessas condições, e sofreu quatro gols. Neste quesito, ficou em quinto lugar no ranking.

Disputa de pênaltis

Se nos momentos decisivos de bola rolando os dois têm os melhores índices, nas disputas de pênaltis não é diferente. No entanto, a estrela de Livakovic brilhou mais forte nas cobranças.

O goleiro da Croácia começou a aparecer nas oitavas de final contra o Japão ao pegar três penalidades de quatro possíveis. Depois, foi o carrasco do Brasil nas quartas, quando defendeu a primeira cobrança brasileira da disputa, a de Rodrygo.

Graças a esse pênalti, Livakovic igualou o recorde de defesas em disputas de pênalti em Copas do Mundo. Com as quatro defesas no total, o croata está na seleta lista ao lado de Subasic, Goygochea e Schumacher. Se for para os pênaltis no sábado e defender ao menos um, Livakovic quebra a marca.

Bono também fez seu nome nos pênaltis. Nas oitavas de final, após Marrocos e Espanha empatarem em 0 a 0, o goleiro marroquino defendeu duas cobranças e classificou a equipe africana para as quartas de final.

Gols sofridos

Na fase de grupos, os dois goleiros sofreram apenas um gol cada – ambos para o Canadá. Companheiros do Grupo F, curiosamente, a partida entre Croácia e Marrocos terminou em 0 a 0, sem os goleiros vazados.

No mata-mata, Livakovic sofreu cinco gols em três partidas, enquanto Bono sofreu apenas os dois contra a França.

Partidas de Livakovic no mata-mata

Oitavas de final: Croácia (3) 1 x 1 (1) Japão

Quartas de final: Croácia (4) 1 x 1 (2) Brasil

Semifinal: Croácia 0 x 3 Argentina

Partidas de Bono no mata-mata

Oitavas de final: Marrocos (3) 0 x 0 (0) Espanha

Quartas de final: Marrocos 1 x 0 Portugal

Semifinal: Marrocos 0 x 2 França

Com GE

    Sem tags.