Encontro reúne ex-alunos do Ginásio Agrícola de Currais Novos
Por - em 8 anos atrás 966
Parafraseando Milton Nascimento em uma de sua célebre música: “Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito”
Neste sábado (16), aconteceu o esperado encontro dos ex-alunos do Ginásio Agrícola de Currais Novos-GACN, oportunidade em que reuniram amigos daquele educandário principalmente da década de 1970. Após o convívio de quatro anos no GACN, somente 45 anos depois alguns voltaram a se encontrar, lembrando dos momentos que compartilharam nas salas de aula, alojamentos, refeitório e nas atividades práticas do P.A.O. – Programa Agrícola Orientado para a formação técnica científica, quando acumularam conhecimentos para a vida pessoal e profissional.
Por cerca de quatro meses, o encontro dos ex-alunos foi organizando através do grupo GACN no WhatsApp. Os administradores foram mantendo contato e programaram o reencontro, que ocorreu durante todo o dia, na AABB, na cidade de Currais Novos, onde nas suas dependências foi revivido o que partilharam há 45 anos.
Já nas primeiras horas da manhã os ex-alunos, agora acompanhado de familiares, começaram a chegar e reuniram-se para a feijoada, como no tempo em que frequentaram o GACN como aluno. Destaque para o professor Lê que também participou do encontro. Um dos profissionais mais querido por todos os ex-alunos do GACN.
Assim, as histórias foram sendo contadas, lembranças vieram à tona e cada um pode falar um pouco de si, dos tempos de estudante e sua trajetória nos últimos 45 anos. Lágrimas, emoção, encontros e reencontros. Personagens inesquecíveis de uma história de luta, de sonhos, desafios e realizações construídas ao longo de 4 anos. Foi nesse clima que ex-alunos do GACN, celebraram a confraternização em tela.
Durante esse espaço, foi realizada visita as instalações do GACN e eleita a nova diretoria da Associação dos Ex Alunos do GACN, sob a presidência do freimartinhense Saulo Lima. Na oportunidade através do professor Lê, foram homenageados aqueles que não mediram esforços para transferir conhecimentos aos atuais profissionais, os professores, além de ex-alunos in memoriam e funcionários da Escola.
Pelo GACN passaram centenas de alunos, dos quais cerca de 90 participaram do 13ª encontro de confraternização; vários já faleceram e os demais por motivos justificados não puderam participar. Muitos seguiram carreira, outros, enveredam por outros rumos, no geral, todos acabam se dando bem, conforme suas escolhas. As experiências vividas no GACN são incomparáveis e inesquecíveis, excelentes para a formação do cidadão para a vida e mercado do trabalho, razão pela qual deixa tanta saudade, fazendo com que a cada Festa de Santana no mês de julho, seus ex-alunos, espalhados de Norte a Sul desse Brasil, sempre se lembre que é hora do reencontro, todos numa só alegria, a satisfação do reviver.
Uma réplica do famoso misto de Mistura da cidade de Cuité, que transportava na época os alunos para a cidade de Currais Novos, apresentada pelo ex-aluno de Jaçanã – RN, Cacá Medeiros, foi um dos destaques do evento em tela.
Destaque também, para a comemoração dos 40 anos da turma concluinte de 1976, comemorado com muita alegria por todos os colegas participantes.
O nome do Senhor Fausto Germano (in memoriam), também foi lembrado por ex-alunos de Picuí e Frei Martinho, como um dos maiores incentivadores e divulgadores do GACN.
A participação das esposas e familiares, merece elogios, as quais demonstraram alegria e satisfação em presenciar amizades verdadeiras, de um tempo em que eram felizes e não sabia.
O evento que foi sucesso e bem prestigiado pelos ex-alunos espalhado Brasil a fora, foi concluído com uma confraternização, ao som de um grupo musical, que recordou os momentos sociais vividos entre os ex-alunos do GACN – Ginásio Agrícola de Currais Novos.
Veja fotos do encontro:
Foto da época do GACN 1973 no P.A.O.
Portal do Curimataú