Entenda a importância do CD em que Angela Maria cantará Roberto Carlos

Por - em 9 anos atrás 533

angela roberto jpeAos 87 anos de vida e 55 de carreira fonográfica, Angela Maria se prepara para gravar álbum com músicas do cancioneiro autoral de Roberto Carlos. Produzido por Thiago Marques Luiz, o disco – previsto para ser lançado no fim do ano – tem tudo para expor afinidades entres dois cantores de empatia singular com o público brasileiro.

Roberto não é fã assumido da Sapoti por mero acaso. Na áurea década de 1950, Angela Maria se tornou uma das cantoras mais populares do Brasil. Uma intérprete que tocou de imediato o coração e atiçou o inconsciente coletivo do povo brasileiro. Papel semelhante ao que seria desempenhado, duas décadas mais tarde, por Roberto Carlos, quando o Reiassumiu nos anos 1970 o trono do cantor mais popular do Brasil, consolidando a transição de ídolo da juventude para intérprete romântico.

Tanto Angela Maria quanto Roberto Carlos sofreram críticas por cantarem o que sempre cantaram. Mas reside nos repertórios de ambos – atacados pelos críticos das respectivas épocas, mas amados sem restrições pelo público – parte do poder de sedução destes dois cantores tão identificados com a alma nacional. Repertório que Roberto já liberou para Angela sem restrições, fato raro em se tratando de compositor extremamente zeloso com abordagens alheias da obra que construiu a partir de 1964.

Angela geralmente parece que canta com uma lágrima na voz. Roberto sempre carregou uma tristeza no olhar, perceptível nas fotos estampadas nas capas dos discos do cantor. Por tudo isso, um álbum em que Angela Maria dá voz às canções de Roberto Carlos é, desde já, um lançamento histórico pela própria natureza do encontro de dois artistas afins.

(Crédito das imagens: Angela Maria em foto de Jair Assis. Roberto Carlos em foto de Leo Aversa)