Frei Martinho-Pb comemora hoje 54 anos de emancipação política
Por - em 9 anos atrás 547
Município Brasileiro do Estado da Paraíba, localizado na microrregião do Seridó Oriental Paraibano. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2009, sua população é de 3.025 habitantes. Área territorial de 246 km².
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
A história de Frei Martinho é bastante recente. Tudo começou em 1924, quando Januncio Pereira instalou a fazenda Caboré num local onde só existia uma mata virgem, da qual foi o desbravador. Começou a realizar uma feira onde atraiu a atenção do povo da redondeza. Ao perceber o interesse de outras famílias, vendia terras aos novos moradores.
Doou um lote de terras para a construção de uma capela que homenageou Nossa Senhora da Guia.
HISTÓRIA POLÍTICA
A história Politica de Frei Martinho iniciou-se em 26 de dezembro de 1961, quando a cidade foi emancipada e já contou com 14 prefeitos, incluindo o atual gestor. Quem primeiro administrou o município em 1961 foi João Alfredo Lopes que ficou no poder durante um ano, e retornando em seguida, ficando por mais 04 anos no período de 1967 a 1971.
Antônio Faustino G. Filho, foi prefeito nos anos de 1962 a 1967 e seu filho Aguitônio Dantas governou de 1969 a 1973 e de 1977 a 1981. E dando continuidade à família, o atual gestor Aguifaíldo Lira Dantas, é neto de Antônio Faustino e filho de Aguitônio Dantas, ou seja, uma história política que transcende o tempo.
Apenas 03 gestores governaram o município por apenas um mandato. Antônio Faustino, de 1962 a 1967, José Dantas Pinto 1993 a 1996 e Francivaldo Santos de Araújo de 2009 a 2012.
Ainda estiveram à frente da administração pública municipal os senhores José Pereira, Saulo José de Lima e a senhora Ana Adélia Cabral e atualmente Aido Dantas.
A cidade que conta com uma população de 3.025 habitantes, segundo o censo de 2009, tem sua base econômica ligada à agricultura familiar e mineração.
Gentílico: Freimartinhense
Significado do Nome: Um forasteiro vindo perseguido do Rio Grande do Norte recebeu abrigo na cidade e teve um sonho. Uma voz dizia que o nome do povoado deveria ser mudado para Frei Martinho, um frade alemão muito conhecido na região. Reuniu-se então os líderes locais, o vigário da paróquia, e todos concordaram em mudar o nome. Antes disso o município teve o nome de Caboré, Bonita do Januncio e Torrão do Januncio.
Aniversário da Cidade: 26 de Dezembro
Clima: Tropical
Temperatura Média: 27º C
Limites
Estado do Rio Grande do Norte e o município de Picuí (22 km).
Acesso Rodoviário: PB 117
Distâncias: Da Capital 192 km
Principais Pontos Turísticos: Tanques de pedra da Várzea Verde, Formações rochosas de contornos belíssimos com entradas e saídas de água, sob um riacho. Algumas dessas rochas possuem pinturas rupestres. Assemelham-se a tanques naturais. No sítio Arqueológico Pinturas podemos observar diversas pinturas rupestres. Cachoeira do Logradouro: Com uma queda d’ água de aproximadamente 6 m, com uma beleza natural especial.
Hoje dia 26 de dezembro de 2015, o município comemora 54 anos de emancipação política e é administrado por Aido e Tião.
Durante a semana uma vasta programação cultural foi realizada e as comemorações terminam neste sábado (26), dia do aniversário do município com festa em praça pública e as atrações musicais são: Forró Swing, Circuito Musical e Rodolfo Lopes.
Francisco Araújo