PICUÍ PB: Município se destaca como um dos maiores centros de extração de minérios da região
Por - em 11 anos atrás 753
O município de Picuí localizado no interior do estado da Paraíba, a aproximadamente 250 km da capital João Pessoa, conhecido nacionalmente como a capital da carne de sol, também é rico em minérios. O município encontra-se inserido na Província Pegmatítica Borborema, apresentando grande diversidade geológica associada à produção mineral, suas riquezas minerais, ganham o mundo servindo como matéria prima de diversos produtos, destacando-se como um dos maiores centros de extração de minérios da região.Merece destaque a atividade extrativa dos pegmatitos, despertando grande interesse por parte dos americanos à época da segunda Guerra Mundial, pela riqueza em minerais estratégicos para a produção de armamentos bélicos.
A beleza das cavas formadas pela lavra de quartzo, feldspato, muscovita, berilo, tantalita, etc, trazem informações geológicas sobre estes corpos pegmatíticos, lavrados desde o início do século XX. Estas riquezas além de atrair empresas de extração interessadas em obter matéria prima em abundância têm servindo como atrativo turístico para o município, revelando um elevado potencial geoturístico da região, com ênfase ao comércio do artesanato mineral e gemas, além da compreensão do processo de extração e comercialização dos minérios.
Além das minas o turista poderá visitar também algumas obras do município como a praça do garimpeiro “Severino Pereira Gomes”, ex-prefeito do município, garimpeiro e comprador de minérios da região, ilustrada com um painel que retrata a figura do garimpeiro em seu ambiente de trabalho. Além do relógio de pedras que sem dúvida é mais um cartão postal da cidade, sendo este de grande importância, pois destaca as riquezas minerais do município construído de granito bordô rocha extraída e transformada como produto final em grandes centros, que constituem o grande mercado consumidor.
Antonio de Pádua Sobrinho – Técnico em mineração