Quadrilha junina de Cuité-PB é finalista do festival paraibano
Por - em 7 anos atrás 723
Pelo quinto ano consecutivo a quadrilha Paixão Junina, orgulho do povo cuiteense, figura entre as melhores de toda a Paraíba ao se classificar para mais uma final do Concurso Paraibano de Quadrilhas Juninas, promovido pela Federação de Entidade de Quadrilhas Juninas da Paraíba, a FEQUAJUNE-PB.
A quadrilha que ao longo de seus seis anos de fundação acumula dois títulos de campeã e dois segundos lugares, todos disputados na sua região, o Curimataú, que no mapa da FEQUAJUNE integra a Borborema, este ano, por decisão da direção estadual, foi remanejada para a disputa na regional do Agreste, que abrange as cidades do entorno de Campina Grande, onde ocorreu a etapa eliminatória, conseguindo alçar mais um Vice-Campeonato.
A Paixão mais uma vez se portou como uma grande agremiação junina, trazendo para a arena do Maior São João do Mundo, um tema inovador (apesar de estar totalmente embasado no imaginário popular), enaltecendo uma das muitas crendices do Sertão Nordestino – o observar de sinais da natureza pelo homem do campo que consegue enxergar a possibilidade da vinda das chuvas até nas coisas mais simples do seu dia-a-dia, e no caso, o voo da tanajura.
A junina também trouxe os elementos necessários para uma clara compreensão do enredo, primou por detalhes, caprichou no repertório, figurinos, indumentárias e demais recursos utilizados, além de executar uma bela atuação de seu teatro, e em suma, trouxe um tema gostoso de assistir que foi levemente agregado às novas tendências da modalidade junina. E com isso, a Paixão imprime um formato próprio de produzir quadrilha, conquistando o entusiasmo e o carisma do público de maneira satisfatória, e o entendimento dos jurados na quase totalidade da sua proposta.
Vale salientar que o que mais importa neste momento é poder figurar nesta grande festa que são os festejos juninos, além de contribuir de foma decisiva para a disseminação e a manutenção da cultura popular, bem como da socialização e a democratização do acesso das comunidades menos favorecidas aos meios culturais.
Contudo, os integrantes da junina fizeram questão de manifestar o seu respeito a decisão do júri nessa etapa, porém, acreditam que é possível alcançar novos patamares nessa temporada que está só começando, e aproveitaram para parabenizar a vencedora que é tão grande quanto as demais. Agora, a quadrilha se prepara para os novos embates, que consiste numa agenda lotada de compromissos, onde terão a oportunidade de levar ao maior número possível de pessoas a sua linda mensagem junina de 2017.
Veja as três quadrilhas juninas mais bem pontuadas no Festival de Quadrilhas Juninas da Região Agreste:
1° – Fogo Caipira, 176,8 pontos (Areial);
2° – PAIXÃO JUNINA, 175,5 pontos (Cuité);
3° – Amor Caipira, 171,6 pontos (Areial);
A Junina representará a nossa cidade e a região agreste no Paraíba Junino que acontecerá nos dias 16,17 e 18 de junho na cidade de Patos-PB.
ASCOM/SAD / TVUEPB.