Campinense comemora 107 anos de fundação nesta terça (12)

Por - em 2 anos atrás 371

12 de Abril de 1915, o marco inicial da maior história do futebol paraibano. Nascia o Campinense Clube.

Fundado por um grupo de bacharéis, que denominaram “Campinense” um clube social voltado para o divertimento das elites de Campina Grande.

Depois de muitos anos desativado, o departamento de futebol do clube é reativado em meados da década de 50.

A partir de 1960, definitivamente torna-se o pioneiro e o orgulho do futebol de Campina Grande e da Paraíba.

O Rubro-Negro de Campina Grande não foi apenas campeão no ano de sua estreia, mas venceu todos os estaduais até o ano de 1965, sendo até o hoje o único hexacampeão paraibano.

Nesse recorte histórico do ressurgimento do departamento de futebol no clube até a conquista do hexacampeonato paraibano, o Campinense passou por fortes mudanças que acabaram tornando o time o mais popular do Estado, rompendo as fronteiras aristocráticas e elitistas, para ganhar as mais diversas camadas da sociedade e tornar-se o clube do povo.

Ainda no ano de 1961, foi o primeiro clube a representar o estado numa competição nacional, na extinta Taça Brasil.

O feito foi repetido no ano de 1971, já disputando a segunda divisão, e em 72′ aprontou pra cima dos times do sul, conquistando o vice-campeonato da segundona, a maior conquista nacional do futebol paraibano até hoje.

A Raposa também foi pioneira entre os clube paraibanos na Série A.

Em 2008, após um empate sem gols com o Atlético-GO, no Serra Dourada, a Raposa escrevia mais um capítulo de muita festa na sua história, com um vitorioso esquadrão em preto e vermelho.

Era a Raposa e o futebol paraibano de volta à Série B nacional.

Em 2013, quando a Copa do Nordeste voltou com força total e com um novo formato, parecia um sonho distante e difícil de se alcançar….que nada. Aconteceu!

Redação

    Sem tags.