Com 1 a 1, Corinthians não vira líder, e Cruzeiro não sai da zona da degola
Por - em 8 anos atrás 477
O 1 a 1 no Pacaembu lotado na noite desta segunda-feira não serviu nem para o Corinthians nem para o Cruzeiro. O Timão perdeu a chance de terminar o primeiro turno na segunda posição do Brasileirão – com vitória por três gols de diferença, teria virado líder. E a Raposa poderia ter saído da zona de rebaixamento.Giovanni Augusto abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Ábila empatou para o Cruzeiro no segundo tempo.
IRRITAÇÕES
O time celeste reclamou muito da arbitragem, que não marcou um pênalti de Cássio em Ábila no primeiro tempo. Já o torcedor alvinegro deixou o estádio irritado com o técnico Cristóvão Borges, que foi chamado de “burro” no segundo tempo.
O 1º TEMPO
Os dois lances capitais do primeiro tempo aconteceram logo no começo: o gol de Giovanni Augusto para o Corinthians, com um minuto de jogo, e a falta de Cássio em Ábila dentro da área, aos 7, em pênalti não marcado para o Cruzeiro pelo árbitro Dewson de Freitas. Os visitantes se recuperaram desse início negativo e, mesmo com a saída de Arrascaeta, machucado, aos 17 minutos, chegou com mais perigo ao gol adversário – foram seis finalizações contra quatro do time casa.
PÊNALTI
O lance da grande polêmica no Pacaembu: lançado, Ábila parte para cima de Cássio, que deixa o gol e derruba o cruzeirense. O árbitro Dewson de Freitas manda o jogo seguir e gera revolta dos mineiros. No intervalo, o goleiro disse: “Fui tentar pegar a bola. Acho que sim (peguei), foi muito rápido, não sei se peguei direto no cara ou se peguei a bola junto. Estou sento bem honesto”.
O 2º TEMPO
Mais presente no campo de ataque, o Cruzeiro foi tendo uma chance atrás da outra até empatar, aos 20, com Ábila. Então, o Corinthians acordou: Lucas França quase tomou um frango por baixo das pernas em chute de Bruno Henrique, aos 25. Guilherme, que tinha entrado no lugar de Giovanni Augusto, perdeu gol feito aos 32. Sóbis, aos 40, ainda acertou o travessão de Cássio. O placar, porém, não mudou mais.
CLASSIFICAÇÃO
Com o empate, o Corinthians termina o primeiro turno na 3ª posição, com 34 pontos, dois a menos do que o líder, Palmeiras. O Cruzeiro começará a metade final do campeonato na zona de rebaixamento: é o 18º, com 19 pontos, dois abaixo do Figueirense, o 16º. Veja a tabela completa.
AGENDA
O Corinthians volta campo no próximo domingo, às 11h, contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Cruzeiro joga no mesmo dia, mas às 16h, contra o Coritiba, no estádio Independência.
RENDA E PÚBLICO
A volta do Corinthians ao Pacaembu foi com casa cheia. O estádio recebeu 33.416 pagantes pagantes, para uma renda de R$ 1.326.456,00.
SUFOCO
Parte dos torcedores alvinegros sofreu no Pacaembu. O acesso ao Tobogã foi tumultado. Alguns só conseguiram entrar no estádio no final do primeiro tempo.
CARTOLA FC
O melhor pontuador do Corinthians foi o volante Bruno Henrique, com 5,70 pontos. Giovanni Augusto, autor do gol alvinevro, fez 4,30; o pior do time foi o goleiro Cássio, com -2,90. No Cruzeiro, Rafael Sóbis fez 11 pontos, enquanto Edimar fez 7,10. Ábila, que fez o gol do empate, fez 2,70; o pior dos mineiros foi o lateral Lucas, com -1,10.
Com G1