Copa do Mundo 2026 terá novo formato com 48 seleções e Brasil já conhece possível caminho no torneio
Por Por Herick Jhonny/Redação - em 1 minuto atrás 1
A Copa do Mundo de 2026 promete ser a maior da história do futebol. O torneio contará, pela primeira vez, com 48 seleções, adotará um novo formato de disputa e será realizado de forma conjunta por Estados Unidos, México e Canadá. A abertura está marcada para o dia 11 de junho de 2026, enquanto a final será disputada em 19 de julho, ambas às 16h.
Como será a divisão dos grupos
As 48 seleções classificadas serão divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam, além dos oito melhores terceiros colocados no geral, totalizando 32 seleções classificadas para a fase de mata-mata.
As seleções dos países-sede já têm grupos definidos e entram como cabeças de chave:
- México no Grupo A
- Canadá no Grupo B
- Estados Unidos no Grupo D
Novo mata-mata irá ampliar número de jogos
Com o aumento de seleções, a Copa do Mundo passa a ter a fase de 16-avos de final, que antecede as oitavas. Assim, para chegar ao título, uma seleção precisará disputar oito partidas. O modelo mantém a disputa do terceiro lugar, o que também garante oito jogos às equipes que chegarem até a semifinal.
O regulamento estabelece ainda que seleções que se enfrentarem na fase de grupos não poderão se reencontrar nos 16-avos de final.
Em caso de empate no tempo normal nas fases eliminatórias, a partida seguirá para prorrogação, com dois tempos de 15 minutos mais acréscimos. Persistindo a igualdade, a vaga será definida nos pênaltis.
Brasil estreia dia 13 de junho
A Seleção Brasileira já tem datas e adversários definidos na fase de grupos. A estreia do Brasil será no dia 13 de junho, contra o Marrocos.
Jogos do Brasil na fase de grupos:
- 13 de junho (sábado) – Brasil x Marrocos
- 19 de junho (sexta-feira) – Brasil x Haiti
- 24 de junho (quarta-feira) – Escócia x Brasil
Possíveis adversários do Brasil nos 16-avos de final
O primeiro desafio do Brasil no mata-mata da Copa do Mundo de 2026 será na fase de 16-avos de final, criada a partir da ampliação do torneio para 48 seleções. O confronto e o local da partida variam conforme a posição da Seleção Brasileira na fase de grupos.
- Se o Brasil avançar em 1º lugar do Grupo C, enfrentará o vice-líder do Grupo F, que é composto por Holanda, Japão, Tunísia e uma seleção europeia oriunda da repescagem. A partida está prevista para o dia 29 de junho, uma segunda-feira, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.
- Caso o Brasil termine a fase de grupos em 2º lugar, o adversário será o líder do Grupo F, que reúne as mesmas seleções: Holanda, Japão, Tunísia e uma equipe europeia que ainda será definida na repescagem. Nesse cenário, o jogo também será no dia 29 de junho, mas ocorrerá em Monterrey, no México.
De acordo com o regulamento, seleções que se enfrentarem na fase de grupos não podem se reencontrar nos 16-avos de final, o que garante confrontos inéditos já no primeiro mata-mata do Mundial.
Abertura e final da Copa
A partida de abertura da Copa do Mundo de 2026 será entre México e África do Sul, na quinta-feira, 11 de junho, às 16h.
A final da competição está marcada para o domingo, 19 de julho de 2026, também às 16h, encerrando o Mundial.
Divulgação: Instagram / @fifaworldcup
