Corinthians estreia com vitória sobre o XV de Piracicaba; Vasco dá goleada no Madureira

Por - em 9 anos atrás 559

O Corinthians sofreu, mas conseguiu vencer em sua estreia no Campeonato Paulista, neste domingo, na Arena Corinthians. O XV de Piracicaba bem que resistiu, mas só até os 47min do segundo tempo. Foi quando Romero aproveitou rebote do goleiro e garantiu a vitória de 1 a 0 a favor do time alvinegro.

Sem seis titulares do time base que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2015, o Corinthians sofreu com a falta de criação. Mas lutou muito, e acabou recompensado nos minutos finais.

O Corinthians agora volta a campo na próxima quinta-feira, quando visita o Audax-SP na cidade de Osasco, às 19h30, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

O jogo

Sem muita criatividade dos dois lados, o primeiro tempo na Arena Corinthians pode ser resumido em dois lances capitais. O primeiro deles a favor do time da casa, aos 27min, quando Heitor chegou atrasado dentro da área e, ao tentar chutar a bola, acabou atingindo Yago, que foi derrubado. Pênalti. Mas Rodriguinho não caprichou na cobrança. Ou caprichou tanto que acabou chutando para fora, à esquerda do goleiro Bruno Brígido, mantendo o 0 a 0 no placar.

Apenas dois minutos depois, foi a vez do XV de Piracicaba assustar, e até balançar as redes. Após cobrança de falta para a área e rebote do goleiro Cássio em finalização de Rodrigo Silva, Heitor completou para as redes. Mas o assistente já marcava impedimento, corretamente.

Pouca coisa mudou com o começo do segundo tempo. Buscando melhora em seu time, Tite tirou Lucca e promoveu a estreia de Marlone, ex-Sport, aos 15min. Não adiantou. O Corinthians continuou enfrentando problemas para criar as jogadas. Tentava pelas pontas, mas os cruzamentos para dentro da área eram em vão, facilmente cortados pelo adversário.

Pelo meio, não havia espaço, e aos poucos, o XV de Piracicaba foi gostando mais do jogo, especialmente nos dez minutos finais. Conseguiu acelerar as jogadas e, pelas laterais, passou a dar trabalho à defesa corintiana. Ganhou alguns escanteios, mas não caprichou. Mas o Corinthians não desistiu, e aos 47min conseguiu dar alegria a sua torcida. Elias recebeu lançamento de Rodriguinho e dividiu com o goleiro. A bola sobrou limpa para Romero, que sem ninguém a sua frente só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes.

Vasco 4 x 1 Madureira

O Vasco não deu sinais de estar sem ritmo de jogo neste domingo (31), na estreia no Campeonato Carioca. Em São Januário, a equipe cruzmaltina goleou o Madureira por 4 a 1, com gols de Riascos (duas vezes), Andrezinho e Nenê – Daniel descontou para os visitantes.

Com o resultado, o Vasco somou três pontos e assumiu a liderança do Grupo A do Estadual, por ter melhor saldo de gols que a Portuguesa-RJ. Já o Madureira foi para a lanterna do Grupo B.

O próximo desafio do Vasco será na quinta-feira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca, contra o América, fora de casa. A partida começará às 19h30 (de Brasília). No mesmo horário, só que no dia anterior, o Madureira recebe a Cabofriense.

O jogo

Apesar do calor, o Vasco começou bem a partida, correndo bastante e dando poucos espaços ao Madureira. Como foi em 2015, Nenê protagonizou os melhores lances cruzmaltinos na etapa inaugural, dando assistência para o primeiro gol do clube na temporada. A jogada começou com Madson virando o jogo para Julio Cesar na ponta esquerda. O lateral rolou para Nenê, que cruzou na medida para Riascos abrir o placar aos 8min.

O Madureira tinha dificuldades para se aproximar da área vascaína, mas conseguiu empatar aos 16min, em jogada de bola parada. Após cruzamento da direita, o zagueiro Daniel apareceu sozinho no meio da área e desviou para as redes de Martín Silva, que não conseguiu evitar o gol.

O domínio do começo do jogo terminou após a pausa para a hidratação aos 20min. Daquele momento em diante, o Madureira equilibrou as ações, embora fosse o Vasco a equipe que chegava com mais perigo. O segundo gol só foi sair no segundo tempo, aos 3min, quando Luan cruzou e Andrezinho desviou para recolocar o time mandante à frente.

Com o Vasco em vantagem no marcador, a partida esfriou. Anfitriões e visitantes mostraram pouca criatividade, dando tranquilidade aos goleiros Martín Silva e Rafael. Aos 35min, Madson disparou pela direita, foi derrubado por Ernani e sofreu pênalti, Na cobrança, Nenê bateu rasteiro e ampliou. Nos acréscimos, Riascos definiu após cruzamento de Eder Luis.

FICHA TÉCNICA
VASCO 4 X 1 MADUREIRA

Data e horário: 31 de janeiro de 2016, às 17h (de Brasília)
Local: São Januário
Público: 8.892 (7.905 pagantes)
Renda: R$ 246.375,00
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa e Thiago Henrique Farinha
Cartões amarelos: Riascos (Vasco); Daniel, Éverton, Jorge Fellipe, Ernani (Madureira)
Gols: Riascos, aos 8min do primeiro tempo e aos 46min do segundo tempo, Andrezinho, aos 8min, e Nenê, aos 37min do segundo tempo (Vasco); Daniel, aos 16min do primeiro tempo (Madureira)

Vasco: Martin Silva, Madson, Rodrigo, Luan, Julio Cesar (Bruno Gallo); Julio dos Santos, Andrezinho, Mateus Pet (Yago Pikachu), Nenê; Riascos e Jorge Henrique (Eder Luis)
Técnico: Jorginho

Madureira: Rafael, Formiga, Daniel, Jorge Fellipe, Ernani; Éverton, Ryan (Carlos Júnior), Geovane Maranhão, Arthur Faria, Leandro Chaves; João Carlos (Gerley)
Técnico: Alfredo Sampaio.

Uol