Foco, torcida, reza e superstições nas rodadas finais do Brasilerão 2016
Por - em 8 anos atrás 544
Para tentar controlar os ânimos e afastar o grupo da pressão do dia a dia da Academia de Futebol, o Palmeiras buscou novamente refúgio em Atibaia. Fora de campo, a torcida fez a parte dela e já esgotou os ingressos para as partidas contra o Botafogo (dia 20) e Chapecoense (dia 27).
Depois de ser obrigado a fechar o setor Gol Norte por cinco partidas por causa de punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o Verdão, dono da melhor média de público do torneio, voltará a contar com a arena lotada. Melhor cenário para confirmar o título, Egídio?
– Nada melhor que jogar esses jogos superdecisivos em casa, diante do nosso torcedor, que volta a poder novamente encher a arena. Poderíamos ter saído (de Minas Gerais) com uma vitória na cabeçada do Vitor Hugo, mas Deus sabe de tudo, tem a hora certa. Se não foi para ser agora, será em casa diante do nosso torcedor – disse o lateral-esquerdo.
Vivendo os últimos dias de mandato, Paulo Nobre tem mantido a rotina de acompanhar a equipe nas partidas também longe de São Paulo. Ao lado de todos os quatro vices, ele esteve em Belo Horizonte e acompanhou de perto o empate.
Supersticioso, o dirigente engrossa o coro de concentração máxima até a última rodada e diz apelar para a fé em momentos de maior tensão.
– Futebol é muito dinâmico. Faltam três jogos, precisamos desses seis pontos. Vamos focar até o final. O que vale é sempre o próximo jogo. Foco total no jogo contra o Botafogo. Eu sofro como torcedor e como presidente, responsável por tudo o que acontece. É um sofrimento duplo. Vamos levando da maneira que dá. Quando aperta, eu desço para o vestiário e dou uma rezada – contou o presidente do Verdão.
E as manias do técnico?
– Isso é brincadeira de vocês. Esse negócio de não dar ré no ônibus, não tem nada disso. Teve um cara que falou que eu não como frango. O que mais tem lá em casa é frango, é o mais barato que tem… Churrasco? Frango! Vou dar picanha, que é R$ 49 o quilo. Algumas eu tenho, mas a maioria criam. Calça? Senão vão dizer que eu vou ficar sem calça… A calça é boa, tem elástico, fica bem… A cor… Depois do campeonato dá para dar uma trocada… – confessou Cuca, rindo.
Próximo adversário: Botafogo
Local: Arena do Palmeiras, em São Paulo
Data e horário: domingo, às 17h (de Brasília)
Escalação provável: Jailson; Jean, Mina (Edu Dracena), Vitor Hugo e Zé Roberto (Egídio); Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier (Thiago Santos); Róger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus
Desfalques: Fernando Prass e Roger Carvalho
Pendurados: Vitor Hugo, Arouca, Thiago Santos, Matheus Sales, Cleiton Xavier, Dudu, Gabriel Jesus e Rafael Marques
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa) e Bruno Raphael Pires (Fifa), todos de GO
Globo Esporte