
Quartas da Copa do Brasil têm um sobrevivente da primeira fase, seis campeões e 11 títulos
Por - em 4 anos atrás 231
As quartas de final da Copa do Brasil de 2021 estão definidas. Entre os oito times que seguem na briga pelo título, um busca ser o “rei” ao lado do Cruzeiro, outro tenta o tetra, quatro têm um título e dois buscam a conquista inédita da competição.
As quartas de final terão Athletico x Santos, Grêmio x Flamengo, Fluminense x Atlético-MG e São Paulo x Fortaleza.
Campanhas
O único sobrevivente da primeira fase é o Fortaleza, que realizou seis jogos até aqui. Os outros sete times entraram direto na terceira fase, com quatro partidas disputadas. Veja abaixo quem eles eliminaram:
Atlético-MG: Remo e Bahia;
Athletico: Avaí e Atlético-GO;
Flamengo: Coritiba e ABC;
Fluminense: Bragantino e Criciúma;
Fortaleza: Caxias, Ypiranga-RS, Ceará e CRB;
Grêmio: Brasiliense e Vitória;
Santos: Cianorte e Juazeirense;
São Paulo: 4 de Julho e Vasco.
O Grêmio é o maior vencedor entre os classificados, com cinco títulos (1989, 1994, 1997, 2001, 2016) e um atrás do Cruzeiro, já eliminado. O Flamengo levou a taça três vezes (1990, 2006, 2013) e tentará o tetra, que tem o eliminado Palmeiras com a marca.
Atlético-MG (2014), Athletico (2019), Santos (2010) e Fluminense (2007) são as equipes que conquistaram a competição em uma oportunidade. Fortaleza e São Paulo buscam o título pela primeira vez.
Calendário
Além do Brasileirão, seis equipes ainda estão envolvidas em outro torneio mata-mata. Atlético-MG, Flamengo, Fluminense e São Paulo jogam as quartas da Libertadores, enquanto Athletico e Santos estão na mesma fase da Sul-Americana.
Os jogos da Libertadores são em 10 ou 11 de agosto na ida e 17 ou 18 do mesmo mês na volta. Já na Sula acontecem entre 11 ou 12 no primeiro jogo e 18 ou 19 do segundo jogo, também desse mês. (Veja os confrontos)
Ou seja, após definir o futuro em uma das competições sul-americanas, esses times têm decisões nas semanas seguintes pela Copa do Brasil.
Já na Série A, a atual situação é a seguinte: Atlético-MG (segundo), Fortaleza (terceiro), Flamengo (quinto), Athletico (sexto), Santos (oitavo), Fluminense (12º) e São Paulo (17º).
Redação com GE