
Vasco bate o Criciúma e leva o título simbólico do primeiro turno
Por - em 9 anos atrás 441
SUFOCO E VITÓRIA
O Vasco sofreu, não jogou bem, mas contou com a sorte para achar um gol na segunda etapa, num momento em que era dominado, e vencer o Criciúma por 2 a 1 na noite deste sábado, em São Januário, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Éderson abriu o placar para o time da casa, Giaretta deixou tudo igual, e Thales deu número finais à partida que levou o Vasco ao título simbólico do primeiro turno.
PANORAMA
Sem Nenê, se recuperando de lesão, o Cruz-Maltino chegou aos 38 pontos, quatro a mais que o vice-líder Ceará, que coincidentemente é o adversário na próxima rodada, terça-feira, no Castelão, enquanto o Criciúma, no Heriberto Hulse, recebe o Paysandu, na mesma data. O time catarinense está na sétima colocação, com 26 pontos, a três do G-4. Confira a classificação e tabela da Série B
RENDA E PÚBLICO
3.460 pagantes
3.949 presentes
R$ 108.040,00
1126
PRIMEIRO TEMPO
O público reduzido influenciou na atuação abaixo do esperado do Vasco nos primeiros 45 minutos. Muito fechado, o Criciúma saía na boa. Diego Giaretta até conseguiu balançar a rede para os visitantes aos 14, mas estava impedido e o gol foi anulado. Com Thales, Jorge Henrique e Éderson na frente, a equipe da casa só construía com o último. Depois do gol na sua estreia, contra o Bragantino, Éderson mostrou suas credencias novamente ao driblar dois e finalizar com perigo, para a defesa do goleiro Luiz. Mas serviu como aquecimento para estufar a rede aos 28, quando recebeu de Madson e, da meia-lua, acertou o canto.
O gol, que poderia empolgar o Vasco, teve efeito contrário. O Criciúma saiu mais e achou o empate no último lance da primeira etapa, quando Elvis cobrou falta com rapidez, Roberto encontrou espaço pela ponta direita e achou o zagueiro Giaretta a um palmo do gol. Caixa e tudo igual.
SEGUNDO TEMPO
O Criciúma só não virou no início da segunda etapa porque Martín Silva fez grande defesa em chute de Junior Afonso. A bola ainda parou no travessão. A alternativa de Jorginho para tentar melhorar as coisas foi trocar Pikachu por Junior Dutra, que fazia a sua estreia. Mas o treinador acabou perdendo Éderson pouco depois. Cansado, o melhor jogador do time na noite deu lugar a Eder Luis.
O Vasco passou certo sufoco por pelo menos 15 minutos. Mas contou com uma tremenda bobeada do sistema defensivo do Criciúma. Após bola levantada na área, Rafael Silva não aliviou o perigo, o goleiro Luiz saiu mal, e a bola sobrou limpa nos pés de Thales, que mandou para desempatar. Em vantagem, o Vasco se organizou um pouco mais, dificultando a saída do Criciúma. Leve e veloz, Junior Dutra passou a ser importante peça nos contra-ataques. Mas o placar não se alterou mais, também por conta de mais uma grande noite de Martín Silva.
ÉDERSON (VASCO)
O cearense estreou bem ao fazer gol contra o Bragantino. E, neste sábado, mostrou que a sua contratação parece mesmo ter sido acertada. Foi o toque de qualidade do time de São Januário, com a ausência de Nenê. No segundo tempo, deixou o campo por volta dos 16 minutos, cansado.
ROBERTO (CRICIÚMA)
Foi a melhor opção do Criciúma. Além de dar assistência para o gol de Giaretta, se mexeu muito bem pelo lado de campo.
GE