CPMI do INSS adia depoimento de Daniel Vorcaro para após o Carnaval
Por Redação com Maria Laura GiulianiPablo Giovanni - em 36 segundos atrás 1
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, prestará depoimento ao colegiado após o Carnaval, no dia 26 de fevereiro. A defesa do banqueiro firmou um acordo com a comissão após informar que ele não comparecerá à audiência marcada para esta quinta-feira (5).
A definição ocorreu após reunião com o ministro Dias Toffoli, relator do inquérito do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF). Toffoli destacou que, havendo solicitação, concordará com o depoimento, uma vez que Vorcaro cumpre prisão domiciliar e utiliza tornozeleira eletrônica, por decisão do próprio ministro.
Segundo Viana, o adiamento foi condicionado ao compromisso da defesa de não impetrar habeas corpus para evitar o comparecimento futuro. “Foi feito um acordo com os advogados. Eles não vão buscar habeas corpus no Supremo. Daniel Vorcaro está disposto a vir e apresentar documentação”, afirmou o senador.
Viana ressaltou ainda que a análise de eventual habeas corpus cabe ao ministro André Mendonça. Caso a defesa tente impedir o depoimento na data marcada, o senador afirmou que recorrerá à condução coercitiva. “Se não vier espontaneamente, usarei a autoridade que a Constituição me confere para trazê-lo à CPMI”, concluiu.
