Festas de São Sebastião e da Carne de Sol em Picuí vão fazer parte do calendário festivo da Paraíba

Por - em 9 anos atrás 978

ASSEMBLEIANo primeiro ano de seus mandatos, os deputados estaduais não economizaram na criação de datas comemorativas. Através das proposições, os parlamentares atendem a pleitos de suas bases eleitorais e homenageiam eventos municipais. Além da criação de eventos estaduais, eles também empreenderam esforço significativo para nomear estradas estaduais.

Olenka Maranhão (PMDB) propôs que a festa de Réveillon realizada no município de Riachão fosse inserida no calendário de eventos do Estado. “São duas noites de muita festa e alegria para celebrar a chegada do Ano Novo”, justificou.

Com bases eleitorais no município de Picuí, Buba Germano (PSB) apresentou projeto para que as festas de São Sebastião e da Carne de Sol fizessem parte do calendário festivo da Paraíba. “Os eventos supracitados movimentam consideravelmente o município, além de cultivar a fé, proporciona um lazer de qualidade, impulsiona o comércio local e gera emprego”, alegou.

Dia estadual da Escola Bíblica, Cavalgada da Fé e Paixão de Cristo também estão entre os eventos que os deputados estaduais tentam incluir no calendário paraibano. Janduhy Carneiro (PTN) apresentou projeto para criar o ‘Dia do Ecumenismo’.

“O objetivo é reunir anualmente, na segunda semana do mês de abril, nesta Casa (Assembleia), os representantes das diversas crenças religiosas que trabalham incansavelmente pelo bem comum do povo paraibano, para comemorarmos a Páscoa”, explicou.

A polêmica criação de datas comemorativas não está restrita à Assembleia Legislativa. Em meio à crise econômica e política, a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou projeto de lei que cria o Dia Nacional do Macarrão, a ser comemorado em 25 de outubro.

A proposta foi elaborada a partir de um pedido feito pela Associação Brasileira de Indústria Alimentícia e o dia 25 foi escolhido por ser a data em que as empresas fazem doações de macarrão a instituições.

Mas nem só para criação de datas comemorativas trabalham os parlamentares paraibanos.

A denominação de estradas e obras estaduais também motivou uma série de matérias legislativas na Assembleia este ano. Assim como os vereadores disputam quem apresenta o maior número de requerimentos para nomeação de ruas, entre os deputados estaduais a nomeação de estradas também chegou a provocar disputas. Foram pelo menos 35 projetos nesse sentido apresentados de fevereiro a dezembro, existem casos, inclusive, em que dois parlamentares tentaram nomear a mesma obra executada pelo governo do Estado.

Bruno Cunha Lima (PSDB) tentou homenagear o ex-prefeito Luciano Agra, de João Pessoa, dando o seu nome ao viaduto do Geisel, que ainda está em construção. Por sua vez, Ricardo Barbosa (PSB) apresentou projeto para que o mesmo viaduto fosse denominado ‘Governador Eduardo Campos’. Em decreto publicado no mês de maio, o governador Ricardo Coutinho (PSB) optou por homenagear o ex-governador pernambucano.

JPOnline