“Pacto Social é exemplo a ser seguido pelo país”, diz Buba
Por - em 8 anos atrás 554
O Pacto pelo Desenvolvimento Social e o seu reflexo na melhoria dos indicadores sociais da Paraíba foram apresentados para gestores de todo o país, nessa terça-feira (25), durante o IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, em Brasília.
O secretário do Desenvolvimento e da Articulação Municipal e deputado estadual, Buba Germano, em sua apresentação, destacou o ineditismo do programa que une esforços do Estado e municípios para superar os principais problemas enfrentados, pela população, em áreas essenciais como a saúde e a educação.
De acordo com Buba Germano, o Pacto Social, pelo seu ineditismo e resultados efetivos, é um exemplo a ser seguido por outros Estados do país.
“É muito gratificante como gestor e defensor das causas municipalistas, apresentar para gestores de todo Brasil, boas práticas desenvolvidas pelo Governo da Paraíba e observar o interesse deles em conhecer a experiência”, afirmou o deputado.
Ele destacou que desde a criação do pacto Social em 2011 já foram investidos mais de R$ 150 milhões, em mais de 200 municípios, que conseguiram melhorar os principais indicadores sociais, a exemplo da mortalidade infantil, que já é a menor do Nordeste, a redução do analfabetismo e o crescimento do PIB acima da média nacional.
Buba Germano lembrou também que o Pacto Social é a única experiência de política pública no Brasil, implementada por um Estado, sem cobrar contrapartida financeira aos municípios.
“No programa a contrapartida é social. Quando são contemplados, os municípios recebem recursos para construção de escolas, melhorias de hospitais e se comprometem a melhorar os indicadores sociais no município”.
Em sua agenda em Brasília, o deputado estadual Buba Germano também participou de um painel sobre gestão pública e transparência no Encontro de Prefeitos do PSB, na segunda-feira (24), e mostrou a experiência do Pacto Social, do orçamento democrático e do programa Circuito do Coração, que realiza o tratamento e cirurgias em crianças cardiopatas.
Ele também dialogou com outros gestores outras experiências exitosas desenvolvidas em seus municípios.
Ascom