PGR defende que denúncia contra Lula vá para Sérgio Moro, em Curitiba

Por - em 8 anos atrás 384

moroO procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer pedindo para que a Suprema Corte encaminhe para Sérgio Moro a denúncia contra o ex-presidente Lula. O petista é acusado de ter participado de esquema para evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró na Operação Lava Jato.

 
Ainda constam no mesmo documento da PGR o pedido para que também sejam enviados para Curitiba os processos do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) e de seu ex-chefe de gabinete, Diogo Ferreira. De acordo com a denúncia, os dois, além de Lula, se juntaram ao pecuarista José Carlos Bumlai e ao seu filho, Maurício Bumlai, para pagar R$ 250 mil pelo silêncio de Cerveró.
 
Segundo a PGR, Lula “impediu e ou embaraçou investigação criminal que envolve organização criminosa, ocupando papel central, determinando e dirigindo a atividade criminosa praticada por Delcídio do Amaral, André Santos Esteves, Edson de Siqueira Ribeiro, Diogo Ferreira Rodrigues, José Carlos Bumlai, e Maurício de Barros Bumlai”. A Procuradoria pede ainda a condenação de todos por obstrução da Justiça.
 
Esse é o segundo pedido da Procuradoria para que uma investigação contra o ex-presidente saia do Supremo Tribunal Federal. As outras investigações contra Lula, que envolvem o sítio de Atibaia e o triplex no Guarujá, seguem no Supremo. Em todos os casos as decisões a respeito dos processos cabem ao ministro Teori Zavascki.
 
Em nota, o Instituto Lula afirmou que “o ex-presidente Lula já esclareceu ao Ministério Público, em depoimento no dia 7 de abril, que são falsas as afirmações do réu confesso Delcídio Amaral.E já respondeu a essa falsa denúncia, perante o Supremo Tribunal Federal, no dia 27 de maio”.
Redação