Secretários de saúde da Paraíba se reúnem em Campina Grande

Por - em 7 anos atrás 457

secretários de saudeGestores da saúde do Estado da Paraíba se reuniram em Campina Grande, nesta segunda-feira, 05, para discutir questões relacionadas ao SUS nos municípios.

O encontro aconteceu durante todo o dia no Sítio São João, no bairro do Catolé. Pela manhã foi realizada a assembleia do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – Cosems/PB e à tarde a reunião da CIB – Comissão Intergestores Bipartite.

Na reunião do Cosems, o ponto principal foi a discussão sobre a determinação do Superior Tribunal de Justiça – STJ para suspender a tramitação dos processos judiciais que solicitam o fornecimento de medicamento não incorporado ao SUS. O debate contou com a participação da promotora Adriana Amorim, do Ministério Público Estadual da Paraíba.

Foto: Codecom/CG

Já na abertura da assembleia da CIB, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, deu as boas vindas aos gestores e destacou a necessidade da discussão sobre o custeio  dos serviços de saúde na Paraíba.

“A crise financeira nacional agravou ainda mais a situação dos municípios de pequeno e médio porte, que sofrem com o subfinanciamento do SUS. É um desafio de todos.  Portanto, as soluções devem ser encontradas pelos gestores de forma conjunta”, destacou.

Na reunião da CIB, os secretários municipais deliberaram, junto com a gestão estadual de saúde, sobre assuntos relacionados ao Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, além do funcionamento de unidades e serviços de outras cidades paraibanas, como o SAMU e UPA. Durante o encontro, a secretária de saúde de Campina Grande, Luzia Pinto, defendeu uma nova pactuaçao dos recursos do SUS.

Foto: Codecom/CG

“Os desafios da saúde pública nos impõem a necessidade de repactuarmos os incentivos financeiros, sem que haja prejuízo para nenhuma cidade e, sobretudo, garantindo a qualidade do cuidado aos usuários”, concluiu.

Redação