Sessão especial da ALPB celebra os 50 anos da UEPB
Por - em 9 anos atrás 455
A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou na manhã desta sexta-feira (13) uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Universidade Estadual da Paraíba. Fundada em 15 de março de 1966, a instituição foi estadualizada em 1987. O autor da matéria, o deputado estadual Ricardo Barbosa, disse que a UEPB é uma universidade que enche de orgulho o povo paraibano.
Para o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, que abriu a sessão especial, a UEPB não pertence só aos funcionários e aos estudantes, a universidade estadual é um patrimônio da Paraíba. “Acredito que a educação, além de ser uma ferramenta importantíssima, é também uma ferramenta revolucionária, que pode transformar pessoas e construir um mundo melhor e mais justo para todos”, ressaltou.
Ricardo Barbosa, que foi aluno do curso de Comunicação Social na universidade, destacou que a UEPB não é simplesmente um patrimônio físico, mas um patrimônio que edifica o cidadão. “A UEPB nos enobrece. Sua grandeza histórica se reflete no cotidiano de toda a sociedade paraibana e de quase todos os estados no Nordeste”, disse o parlamentar.
O reitor da UEPB, professor doutor Rangel Júnior, lembrou que a UEPB nasceu da iniciativa de empreendedores do município de Campina Grande com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da região. “Naquele momento a universidade veio para suprir uma lacuna importante dentro de um projeto de desenvolvimento da época ligado principalmente ao avanço da tecnologia e da ciência”, enfatizou.
Vice-reitor, Pró-reitores, professores, funcionários e alunos da Universidade Estadual da Paraíba também participaram da Sessão Especial.
As homenagens também foram feitas por parlamentares federais da Paraíba, em comunicados encaminhados à imprensa. O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) destacou a importância da instituição para a formação de milhares de profissionais paraibanos e também de outros estados do país. Na função do mandato, o deputado afirma estar lutado por melhores condições de funcionamento da instituição.
“É preciso entender o tamanho da UEPB para o nosso Estado e para o nosso povo. Essa é uma instituição importante e que tem desempenhado um papel fundamental para o crescimento educacional e até econômico. Nesse dia de comemoração, peço ao atual governador que olhe com mais atenção para a universidade que tem sofrido a cada ano com a falta de investimentos”, destacou o deputado.
O pai do deputado, senador Cássio Cunha Lima, também prestou homenagens. Ex-aluno da Instituição, Cássio concedeu, em 2004, a autonomia financeira da instituição.
“Infelizmente, desde que o atual governo assumiu, essa autonomia foi duramente atingida, apesar de todos os apelos feitos por mim e por toda a comunidade acadêmica”, afirmou Cássio, que disse ainda que se orgulha de ter contribuído com o fortalecimento desse grande patrimônio paraibano: “Educação é tudo”, sintetizou.
Redação