Acusação convida 30 pessoas para sessão com Dilma no Senado
Por - em 8 anos atrás 502
A advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, divulgou neste domingo (28) a lista de convidados da acusação para acompanhar o depoimento da petista no Senado nesta segunda-feira (29). Conforme a relação prioriza representantes de movimentos sociais.
Dilma terá 30 minutos para fazer um pronunciamento em defesa própria, tempo que poderá ser estendido a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowki, que comanda os trabalhos. Em seguida, ela será questionada pelo senadores, mas poderá escolher quais responder.
A relação da acusação, com 30 nomes, prioriza representantes de movimentos sociais e inclui Maria Lucia Pereira Wilken Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment ao lado de Janaína e do advogado Miguel Reale Júnior.
Também estão convidados Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), Rogério Chequer, do Vem pra Rua, e Carla Zambelli, porta-voz do NasRuas.
Em outubro do ano passado, Carla foi uma dasmanifestantes que se algemaram em volta de uma coluna do Salão Verde da Câmara dos Deputados para pressionar o então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a abrir o processo de impeachment.
A acusação chamou ainda as advogadas Beatriz Kicis Torrents de Sordi e Claudia de Faria Castro, autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
No pedido entregue ao Senado, elas argumentaram que Janot também deveria ter pedido, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma por suposta tentativa de obstrução às investigações da operação Lava Jato, quando a petista enviou um termo de possa para Lula chefiar a Casa Civil.
Segundo Janaína, a maioria dos nomes da lista foi indicada pela sociedade civil. “Os movimentos indicaram 27 pessoas, as demais foram apontadas pela assessoria dos senadores”, afirmou.
Do lado da presidente afastada, a lista também já foi divulgada e entre os convidados estão Lula, 18 ex-ministros e presidentes de partidos aliados, incluindo PT, PCdoB e PDT.
A plateia deverá ser acomodados na galeria, que é a parte superior destinada ao público. Cada parte ficará de um lado, separada pelas equipes de TV e fotógrafos.
Veja a lista dos convidados da acusação:
– Carla Zambelli Salgado, porta-voz do movimento Nas Ruas
– Rogério Chequer Ramalho Rocha, líder do movimento Vem pra Rua
– Maria Lucia Pereira Wilken Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment
– Beatriz Kicis Torrents de Sordi, procuradora do Ministério Público Federal no DF aposentada e integrante do grupo Revoltados Online. Foi uma das autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot
– Claudia de Faria Castro, advogada Foi uma das autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot
– Josie de Assis Brasil Gonzalez, advogada
– Kelly Christine Oliveira, advogada
– Katia Bizzotto Petrin
– Dennis Henrique Possani Ribeiro
– Patricia Bueno Netto, advogada
– Aurélio de Macedo Rodrigues
– Joice Cristina Hasselmann, jornalista
– Fernando Silva Bispo, conhecido como Fernando Holiday, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL)
– Kim Patroca Kataguiri, líder do MBL
– Ana Paula Conti Bastos
– Ricardo Honorato Ribeiro
– Carlos José Fonseca Torquato Júnior
– Roberta Monteiro de Almeida
– Selene Peres Peres Nunes, servidora licenciada da Secretaria do Tesouro Nacional e perita assistente da acusação no processo de impeachment
– Jailton Almeida do Nascimento
– Maria Luisa Furtado de Moura Guido
– Stelson Santos Ponce de Azevedo
– Solange Souza Santos
– Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, líder do grupo Acordo Brasil e membro da família real do Brasil
– Nilton Masi Caccáos Junior, integrante da loja maçônica Grande Oriente Paulista
– Renan Antonio Ferreira dos Santos, integrante do MBL
– Hugo Cunha Goldfeld
– Osmar Pereira de Barros Filho
– Marcelo Coelho Ssouza de Oliveira
– Marco Aurelio Chagas Martorelli, advogado.
Redação