
Executivo André Brandão é confirmado como novo presidente do Banco do Brasil
Por - em 5 anos atrás 409
O executivo André Brandão, do HSBC, foi escolhido pelo governo como o novo presidente do Banco do Brasil. O nome dele foi confirmado nesta sexta-feira (14). Brandão vai substituir Rubem Novaes, de 74 anos, que anunciou sua saída do cargo no mês passado.
“O Banco do Brasil comunica que, após comunicação formal, via Ofício do Ministério da Economia, desta data, iniciou-se no âmbito do BB os procedimentos de governança necessários à confirmação da elegibilidade do Sr. André Guilherme Brandão para assumir o cargo de presidente da Companhia”, diz nota do BB assinada pelo vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo.
O presidente Jair Bolsonaro havia comentado no início do mês que o ex-presidente do HSBC Brasil deveria ser o escolhido para o cargo principal da estatal. Bolsonaro afirmou na oportunidade que para “bater o martelo na decisão” iria conversar primeiro com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Na semana passada, Guedes disse que a indicação de Brandão teria partido do presidente do Banco Central, Roberto Campos. Embora tenha dito “não conhecer” Brandão pessoalmente, Guedes declarou confiar na recomendação.
O ministro disse que, após um primeiro contato com Brandão por telefone, feito por intermédio de Campos, o executivo pediu um prazo de duas semanas para desfazer seu contrato com o HSBC. Atualmente, Brandão vive em Nova York.
Redação