Governador Lucas Ribeiro entrega insumos e reforça apoio aos povos indígenas em Baía da Traição
Por Redação com Ascom - em 59 minutos atrás 7
O governador Lucas Ribeiro (Progressistas) esteve, neste domingo (19), em Baía da Traição, onde participou das comemorações do Dia dos Povos Indígenas e realizou a entrega de insumos voltados ao fortalecimento da produção, da segurança alimentar e da preservação ambiental nos territórios indígenas.
A ação beneficiou diretamente os povos Potiguara e Tabajara. Durante a agenda, o governador destacou a presença permanente do Estado junto às comunidades indígenas e o respeito às suas tradições.
“Todo 19 de abril, o nosso governo está presente, participando dessa celebração e apoiando com ações, mas nossas políticas públicas estão presentes o ano inteiro. A data é, acima de tudo, uma oportunidade de reafirmar o respeito e o compromisso que temos com os povos originários, garantindo direitos e valorizando a cultura”, afirmou.
A iniciativa contemplou a entrega de 150 mil alevinos, 1,2 tonelada de sementes de feijão, 1,2 tonelada de sementes de milho, 600 arrobas de inhame, 3 mil mudas de árvores nativas e 1 mil mudas de árvores frutíferas, fortalecendo a produção sustentável e a segurança alimentar nas aldeias.
A secretária de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana, Wanda Menezes, destacou o protagonismo dos povos indígenas e o compromisso do Governo da Paraíba com a pauta.
“A Paraíba é uma terra indígena, e o povo paraibano deve se orgulhar desse pertencimento e dessa ancestralidade. Nossa equipe está presente no cotidiano das aldeias, ouvindo, dialogando e fortalecendo políticas públicas em áreas como educação, segurança alimentar, cultura e produção”, pontuou.
O evento também contou com apresentações culturais, além da exposição e comercialização de artesanato indígena e de produtos da culinária tradicional.
O cacique Sandro destacou o significado da data e reforçou o diálogo com o Governo do Estado. “Hoje é um dia de celebração da nossa cultura, da nossa luta e da nossa ancestralidade. Nosso sentimento é de gratidão, mas também de seguir avançando, com diálogo e compromisso com o povo Potiguara”, ressaltou.
A prefeita de Marcação, Ninha Oliveira, que é indígena potiguara, discursou representando os prefeitos da região. “É um dia de celebração, em que mantemos viva a nossa cultura, a nossa ancestralidade, a nossa resistência e a nossa luta. A presença do governador aqui já demonstra o compromisso com toda a nação Potiguara”, enfatizou.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os deputados estaduais Eduardo Brito, Danielle do Vale, Jane Panta e João Gonçalves, o deputado federal Luiz Couto, além de gestores municipais da região, como a prefeita de Baía da Traição, Deta de Oliveira, e a prefeita de Capim, Carlyanne Borba, além de lideranças indígenas e políticas locais.
