Institutos de Previdências dos municípios paraibanos serão investigados

Por - em 7 anos atrás 592

gaecoDepois da operação que desarticulou uma quadrilha suspeita de fraudar e desviar mais de 26 milhões de reais do Instituto da Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) da Polícia Civil e Ministério Público da Paraíba deve deflagrar diversas operações em vários municípios da Paraíba.

As informações foram repassadas pelo MPPB, nesta quinta feira (14). Alguns municípios paraibanos especialmente nos casos em que as contribuições são recolhidas dos servidores e não repassadas aos institutos.

Na Paraíba, os institutos de previdência, em sua maioria, são deficitários e já causam preocupação ao TCE-PB. Muitos municípios não apresentaram um “Plano de Ação“ que estabeleça medidas necessárias à adequação às normais legais, em conformidade com o Ministério da Previdência Social – MPS.

O GAECO deve investigar casos como o do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cuité, Curimataú Paraibano, onde segundo o SAGRES-PB, o IPSEC da gestão anterior finalizou o ano de 2016 com um saldo de pouco mais de 26 mil reais na gestão da prefeita Euda Fabiana (PMDB), já o IPSEP do município vizinho de Picuí, Seridó paraibano, segundo Sagres-TCE-PB, repassou para atual administração com saldo de cerca de 6,2 milhões em caixa.

Segundo informações, as investigações deverão começar nos próximos dias e já preocupa vários ex-prefeitos do estado.

Portal do Curimataú