Paraíba inicia pré-estação das chuvas com pancadas isoladas e trovoadas no Sertão
Por Redação com OPovoPB/AESA-PB - em 14 minutos atrás 1
A Paraíba entra, neste mês de janeiro, na pré-estação das chuvas, período marcado por pancadas isoladas e trovoadas, com impactos significativos nas regiões do Alto Sertão, Sertão, Cariri e Zona da Mata. Nesta segunda-feira (6), a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) emitiu um alerta para a possibilidade de fortes chuvas nas próximas 48 horas no Sertão e no Alto Sertão do estado.
De acordo com a meteorologista Carmen Becker, o calor intenso durante o dia, combinado com a umidade da atmosfera, favorecendo a formação de pancadas de chuva, especialmente nas tardes e noites. “Nos próximos dias, as indicações específicas indicam que a região do Sertão da Paraíba continuará a ser afetada por pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas do estado, as chuvas, se ocorrerem, serão rápidas e isoladas”, explicou em entrevista ao Portal MaisPB e ao programa Hora H.
Chuvas intensas no Sertão: riscos e prevenção
As chuvas características dessa fase são fortes e específicas em curtos períodos, o que pode causar alagamentos e perfurações em áreas vulneráveis. Carmen Becker reforça a importância do acompanhamento contínuo do volume de precipitações.
“A Defesa Civil deve manter sua organização para lidar com possíveis emergências. Quando há previsão de chuvas fortes, a Aesa emite alertas meteorológicos, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas de acordo com as vulnerabilidades da região”, destacou o especialista.
A chegada da pré-estação é frequentemente marcada por nuvens que se deslocam do estado do Ceará em direção ao Sertão paraibano. Esse fenômeno deve se intensificar gradualmente, com chuvas mais frequentes nas áreas litorâneas, Brejo e Agreste a partir de abril, estendendo-se até julho.
A Aesa recomenda que a população das áreas mais suscetíveis fique atenta aos comunicados oficiais e evite se expor a riscos desnecessários durante períodos de chuvas intensas.