Quem foi que disse que Cássio está errado?

Por - em 11 anos atrás 721

cassionamaisfmMuito barulho se faz – e é impressionante como ainda se faz – sobre as declarações, inclusive recorrentes, do senador Cássio Cunha Lima a respeito das eleições de 2014. Há muito que o tucano, cautelosamente, tem dito que vai reunir o PSDB para definir qual rumo a legenda e seus filiados devem tomar na disputa pelo governo do Estado deste ano. Ontem, em Uiraúna, disse a mesma coisa que já disse no brejo, no agreste e no litoral. Mas a repercussão do que já foi dito repetidas vezes ganha sempre contorno de novidade e de rompimento anunciado.

Mas quem foi disse que Cássio está errado? Ao mostrar respeito ao PSDB, evitando atropelar os próprios companheiros, o tucano democratiza o processo de escolha, mesmo que, intimamente, já tenha posição firmada. Com isso, até ajuda no processo de manutenção da aliança PSDB/PSB, simplesmente porque confere legitimidade partidária à posição que defender pra 2014, seja ela qual for.

E, em sendo pela aliança, levando o PSDB uniformemente para a base política da reeleição do governador Ricardo Coutinho. E transformando todo o resto em dissidência. Ou seja, ao respeitar o processo interno do PSDB Cássio tem mais condições de levar o partido unido para a aliança com Ricardo, o que inclui o deputado federal Ruy Carneiro, presidente da legenda no Estado. Constrangendo uma ou outra voz dissidente dentro do PSDB.

É bom lembrar que em 2002, quando Lula conquistou a maior vitória do PT em toda sua história, o partido chegou a fazer prévias para saber se ele seria mesmo o candidato. O que sugere dizer que até mesmo as mais inquestionáveis certezas não estão livres de um debate partidário interno.

E, como adiantou Cássio, um dos itens desse debate interno será de avaliação do governo Ricardo Coutinho. Neste ponto, no lugar de confronto, alívio. Se o critério for efetivamente o de avaliação administrativa, o governador parece ficar até mais tranquilo quanto à reedição da aliança, face aos avanços que a gestão registrou em diversas áreas e à quantidade de investimentos, concluindo, inclusive, muitas das obras iniciadas no governo Cássio Cunha Lima. O que já é, pra início de conversa, um bom ponto positivo para a avaliação.

Luis Torres

    Sem tags.