
Ricardo entrega adutora e comemora o fim do racionamento d’água em Campina Grande e região
Por - em 8 anos atrás 539
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na manhã desta segunda-feira (28), em solenidade no Centro de Formação de Educadores, a quarta adutora de Água Tratada de Campina Grande e comemorou o fim do racionamento d’água na cidade e outros 18 municípios que passavam por esse sistema. A suspensão do racionamento, autorizada na última sexta-feira (25), beneficia mais de 700 mil pessoas que vão ter o abastecimento de água normalizado. O chefe do Executivo Estadual ainda visitou a residência de uma moradora do bairro Tambor, em Campina Grande que já está recebendo água todos os dias.
O governador Ricardo Coutinho expressou a satisfação por saber que a população de Campina Grande e região está começando a receber água de qualidade diariamente nas torneiras. “Para a grande maioria da população de Campina Grande e região o racionamento é algo muito cruel e que traz bastante dificuldades. Racionamento a gente faz quando é preciso fazer, mas se não é necessário, então por que manter esse sofrimento? Não faz sentido. Fico muito feliz por ver pessoas como dona Terezinha, que conheci hoje, com essa alegria no rosto por causa da água que chega nas torneiras. Este Governo tem responsabilidade para garantir a segurança hídrica para a região”, disse o governador.
Dona Terezinha Perez, de 77 anos, a quem o governador se referiu, é moradora do bairro Tambor, em Campina Grande, que fez questão de agradecer pessoalmente a Ricardo Coutinho pela suspensão do racionamento. “No dia do meu aniversário, a água começou a chegar nas minhas torneiras. Foi um grande presente. Semana passada, comprei mais baldes para juntar água e ficava comprando água mineral para beber. A situação era complicada. Quando o governador anunciou que o racionamento ia acabar fiquei muito feliz, porque, finalmente, ia ter água de volta nas torneiras, diariamente. Receber o governador é uma alegria, agradeço muito por ele ter liberado a água para o povo. A água está chegando com força e bem limpinha”, comentou emocionada.
Com o fim do racionamento de água, a população dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, São Vicente do Seridó, além dos distritos de Seridó, Galante e São José da Mata foram beneficiadas e terão mais qualidade de vida.
O Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) saiu do chamado volume morto e já ultrapassou 8,3% da capacidade. Dessa forma, tornou-se possível a suspensão do racionamento com a necessária segurança. “A Barragem continua aumentando seu volume, estando com 8,37% do seu volume. Isso demonstra que há compatibilidade com os dados apresentados. Sabíamos o que iria ocorrer com o fim do racionamento e tudo está seguindo como previsto. É bom lembrar que, em alguns dias, outras bombas da transposição entrarão em operação, fazendo com que a vazão dobre. A suspensão do racionamento foi uma decisão acertada e baseada em dados técnicos concretos. Queremos dar mais qualidade de vida para a população da região”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.
Redação