Jornais do Brasil nesta quarta feira 11 de outubro
Por - em 7 anos atrás 483
11 de outubro de 2017
O Globo
Manchete: Relator vota pela rejeição da denúncia contra Temer
Deputado tucano critica Justiça, MP e PF
Bonifácio de Andrada diz que instituições estão ‘mancomunadas’ e que acusações são improcedentes
Em seu voto na CCJ da Câmara sobre a denúncia contra o presidente Temer por obstrução de Justiça e organização criminosa, o relator Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pediu o arquivamento do caso e fez duras críticas ao Judiciário, ao Ministério Público e à PF. O tucano também isentou os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco. O relatório deve ser votado na comissão semana que vem. Na hora da leitura do relatório, Temer se reunia com a bancada ruralista. (Págs. 3 e 4, Míriam Leitão e Ricardo Noblat)
Irmãos Batista são denunciados
Wesley e Joesley Batista, da JBS, foram denunciados pelo MP por uso de informação privilegiada e manipulação de mercado. (Pág. 19)
Recordista de firmas ‘zumbis
Do 1,8 milhão de empresas do Estado do Rio, 34% são consideradas “zumbis”, o maior percentual do país, informa DANIELLE NOGUEIRA. São firmas que estão inativas, não recolhem impostos nem contratam, mas não fecham por causa da burocracia. (Pág. 17)
Mulher de Nem da Rocinha é presa
Condenada a 28 anos e foragida desde 2016, ela foi encontrada na Ilha do Governador
Expulsa da Rocinha por quadrilha rival, Danúbia Rangel, mulher do traficante Nem, foi presa ontem na Ilha do Governador. Condenada por tráfico, ela estava foragida desde o ano passado. Por causa dos tiroteios, as Forças Armadas voltaram à comunidade. Cerca de 150 mototaxistas tentaram fechar a Lagoa-Barra e foram detidos porque, segundo a polícia, ato fora ordenado por criminosos. (Pág. 9)
EDITORIAL
‘Prisões do exterior podem ser exemplos para o Brasil’ (Pág. 14)
ZUENIR VENTURA
Deixar o Rio não é a solução. (Pág. 15)
A pedido do TSE, militares vão combater crime eleitoral (Pág. 7)
Faltam recursos para Criança Feliz
Apadrinhado pela primeira-dama, Marcela Temer, o Criança Feliz está paralisado, por falta de verbas, em 1/3 dos municípios inscritos, informa RENATA MARIZ. (Pág. 8)
Censura é descartada
Ministro diz que projetos da Lei Rouanet serão vistos com isenção. (Segundo Caderno)
————————————————————————————
O Estado de S. Paulo
Manchete: Com ataques à Justiça e PGR, relator rejeita 2ª denúncia
Bonifácio de Andrada vota por barrar investigação contra Temer e também critica a Polícia Federal
Relator na Câmara da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e Eliseu Padilha (Casa Civil), o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) recomendou a rejeição da acusação formal da Procuradoria-Geral da República. Em parecer curto e previsível apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Bonifácio criticou o Judiciário e atacou o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Com o parecer favorável, os governistas acreditam ter entre 38 e 44 votos dos 66 membros da CCJ, incluindo deputados de PSB e PSDB. No documento, o relator rechaçou a acusação de obstrução da Justiça e disse não haver provas que sustentassem a tese de organização criminosa. Bonifácio também considerou que Temer não poderia ser processado por atos supostamente cometidos antes de assumir o mandato, em maio do ano passado. (POLÍTICA / PÁGS. A4 e A5)
CVM acusa 40 pessoas por irregularidades na Petrobrás
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão regulador do mercado de capitais, acusa um grupo de 40 administradores e ex-administradores da Petrobrás de irregularidades contábeis. A lista contém os nomes dos ex-presidentes Aldemir Bendine, Graça Foster e José Sérgio Gabrielli. (ECONOMIA / PÁG. B1)
Capital registra aumento nos casos de hepatite A (Metrópole / Pág. A12)
Venda de imóvel cresce 20,8% em São Paulo, diz Secovi
A venda de imóveis cresceu 20,8% na capital no acumulado de janeiro a agosto ante o mesmo período de 2016. Foram comercializadas 10.991 unidades, segundo Pesquisa do Mercado Imobiliário, do Secovi- SP, que será divulgada hoje. Os apartamentos de um quarto são destaque nos negócios. (ECONOMIA / PÁG. B4)
‘Tenho 75 anos de banco. Renovação é inevitável’
DIRETO DA FONTE / ENTREVISTA: Lázaro Brandão, ex-presidente do Conselho de Administração do Bradesco
Lázaro de Mello Brandão começou a trabalhar na Casa Bancária aos 16 anos de idade. Dois anos depois, ela viraria Bradesco. Ontem, aos 91, ele entregou sua carta de demissão. Em entrevista a Sonia Racy, Brandão afirma que “faria tudo igual” e que renovação é “inevitável”: “Eu sou o segundo presidente do Conselho. Então…”. Sobre o País, o executivo diz acreditar na recuperação da economia, classifica Fernando Henrique como o melhor presidente e afirma que o Plano Cruzado foi o que deu a maior dor de cabeça aos bancos. (CADERNO2 / PÁG. C2)
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete : Relator defende barrar a 2a. denúncia contra Temer
Deputado tucano Bonifácio de Andrada critica Procuradoria, PF e Judiciário
O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) apresentou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara relatório em que recomenda à Casa barrar denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).
Em seu texto, Andrada faz críticas à Procuradoria-Geral da República, à Polícia Federal e ao Judiciário. Para ele, a PF atua “à mercê do Ministério Público, compactuada com setores do Judiciário” e “chega ao ponto de fiscalizar a Presidência da República e ministros”.
Segundo o relator, as acusações feitas pelo então procurador-geral Rodrigo Janot contra Temer — chefiar organização criminosa e obstruir a Justiça — são vagas. O peemedebista já havia sido denunciado antes por Janot, por corrupção, em processo que parou na Câmara.
A CCJ ê o primeiro passo na tramitação na Casa — a votação do relatório de Andrada está marcada para a próxima semana. Depois, o plenário fará a análise. É preciso o apoio de ao menos 342 dos 513 deputados para que a denúncia seja encaminhada ao Supremo. (Poder A4)
Supremo rejeita acusação contra Renan na Lava Jato
A 2a Turma do STF rejeitou denúncia da Procuradoria contra Renan Calheiros (PMDB). Ele foi denunciado em 2016, sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. Para o relator, Edson Fachin, a peça “sucumbe diante da fragilidade” das informações apresentadas. (Poder A6)
Agentes ofendem chineses durante operação em SP
Funcionários a serviço da Receita xingaram chineses durante ação na rua 25 de Março, no centro, mostra vídeo gravado em setembro. Um dos agentes diz ainda que eles tomam trabalho de brasileiros. A Receita afirma que investigará. (Cotidiano B1)
Polícia de SP faz buscas na casa de filho de Lula após denúncia (Poder A9)
Fazenda quer MP para elevar alíquotas do PIS e da Cofins
A equipe econômica prepara medida provisória para elevar a cobrança de PIS/Cofins. A ação, que aumentaria de 9,25°/o para em tomo de 10% a alíquota somada, visa a compensar as perdas de arrecadação com decisão do STF que excluiu o ICMS da base de cálculo desses tributos.
O objetivo ê igualar as receitas previstas antes do julgamento, que ocorreu em março. A proposta será enviada à Casa Civil. (Mercado A17)
Procuradoria acusa irmãos Batista de manipular mercado (Mercado A21)
Ruy Castro
Estou entre os que não deixariam de jeito nenhum o Rio
O Datafolha diz que 72% dos moradores do Rio querem ir embora por causa da violência. Como me coloco entre os que não sairiam de jeito nenhum, terei de me contentar com o que resta dele. (Opinião A2)
Morte de jovens no país tem maior taxa desde 2005, segundo o Unicef (Cotidiano B3)
Editoriais
“Violência concentrada”, sobre mapa de crimes na capital paulista, e “Novo teste para o ditador”, acerca de eleições regionais na Venezuela. (Opinião A2).
Redação