Jornais do Brasil nesta quinta feira 25 de janeiro

Por - em 7 anos atrás 414

25 de janeiro de 2018

O Globo

Manchete: Condenação unânime esvazia candidatura de Lula ao Planalto

Por 3 a 0, tribunal eleva pena de ex-presidente para 12 anos e 1 mês

Decisão deixa mais próxima a possibilidade de prisão do petista após recursos

Aliados históricos já se afastam e tendem a buscar candidatos próprios

Em julgamento de mais de nove horas, três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmaram, por unanimidade, a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá. Também de forma unânime, aumentaram a pena, dada em 1ª instância pelo juiz Sergio Moro, de nove anos e meio para 12 anos e um mês. O relator do processo, desembargador João Pedro Gebran Neto, afirmou que há provas, “testemunhais e documentais”, de que o ex-presidente é dono do imóvel, e que a OAS se tornou “laranja” do verdadeiro titular. O relator e os desembargadores Leandro Paulsen e Victor Laus destacaram a culpabilidade como agravante para o aumento da pena, pelo fato de os crimes terem sido praticados por um ex-presidente da República. Paulsen defendeu o cumprimento da pena após a tramitação de embargos de declaração, o que leva, em média, 37 dias. A defesa de Lula anunciou que vai recorrer. Em nota, o PT afirmou que Lula foi vítima de uma “farsa judicial” e que sua candidatura à Presidência será registrada. Aliados históricos já ensaiam abandonar a candidatura petista. (PÁGINAS 3 a 12)

Protestos tiveram pouca adesão

A convocação de manifestações contra e a favor de Lula durante e após o julgamento não mobilizou os militantes. (PÁGINA 6)

Mercado financeiro vive dia de euforia

Com o veredito, o dólar teve a maior queda em oito meses, cotado a R$ 3,16. A Bolsa subiu 3,72% e bateu mais um recorde. (PÁGINA 12)

Colunistas

MÍRIAM LEITÃO

O país em um labirinto eleitoral. (PÁGINA 10)

MERVAL PEREIRA

Entre a cadeia e o Palácio do Planalto. (PÁGINA 4)

ANCELMO GOIS

Ex-presidente fez as pazes com a militância. (PÁGINA 11)

LAURO JARDIM

Fantasma para a eleição de outubro. (PÁGINA 10)

ASCÂNIO SELEME

Agora só resta a luta política ao petista. (PÁGINA 19)

FERNANDO GABEIRA

Choque da realidade chegou para a esquerda. (PÁGINA 11)

VERISSIMO

Momento é de barrar o futuro de PT e Lula. (PÁGINA 19)

JOSÉ CASADO

Não há réus pobres na Lava-Jato. (PÁGINA 10)

EUGÊNIO BUCCI

Aumenta o abismo entre o Judiciário e o povo. (PÁGINA 10)

CORA RÓNAI

Democracia saiu fortalecida do tribunal. (PÁGINA 11)

RICARDO RANGEL

Condenação de Lula é exemplar e indiscutível. (PÁGINA 11)

LYDIA MEDEIROS

PT criou armadilha para si mesmo. (PÁGINA 2)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Tribunal aumenta pena de Lula e candidatura deve ser impedida

Sentença é confirmada por unanimidade – Pena sobe de 9 anos e meio para 12 anos e 1 mês – Corte autoriza prisão após recursos

Os três desembargadores da 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) confirmaram ontem a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo envolvendo o triplex do Guarujá (SP) e ampliaram a pena imposta ao petista pelo juiz Sérgio Moro de 9 anos e seis meses para 12 anos e um mês de prisão em regime fechado. O desembargador Leandro Paulsen, revisor da Lava Jato no Tribunal, deixou expresso que a pena deve ser executada após esgotados todos os recursos. A defesa de Lula voltou a alegar inocência do ex-presidente, classificou como exagerada a determinação de prisão e criticou os magistrados. Com a condenação, o petista deve ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar impedido de disputar a eleição presidencial, em outubro. Como a 8.ª Turma foi unânime na definição da pena, a margem para apelações ficou mais restrita. (POLÍTICA / PÁGS. A4 a A16)

ANÁLISES

Candidatura, uma ficção

Eliane Cantanhêde

Condenado em segunda instância, réu em 6 outros processos e indiciado em mais 3, Lula não tem a mínima condição de se candidatar nem a ministro do Trabalho na vaga de Cristiane Brasil. (PÁG. A10)

Julgamento dificulta tese do PT

Vera Magalhães

Diante do julgamento estritamente técnico feito pela 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, resta diminuído o “mimimi” de que Lula é vítima de perseguição política. (PÁG. A12)

Mercado reage com euforia, Bolsa tem alta e dólar cai

O Ibovespa fechou ontem em patamar inédito, aos 83.680 pontos, alta de 3,72%. O dólar caiu 1,93%, cotado a R$ 3,173, acompanhando a desvalorização que a moeda teve no mundo. A Bolsa ganhou força após o relator e o revisor do recurso de Lula pedirem o aumento da pena. (ECONOMIA / PÁG. B1)

Ex-presidente diz que é vítima de ‘pacto’

Em discurso, Lula disse que é vítima de “pacto” entre Judiciário e imprensa e que não vai desistir da disputa. “Quero avisar a elite: esperem, vamos voltar.” (PÁG. A10)

Cúpula da Polícia Federal prepara prisão do petista (COLUNA DO ESTADÃO / PÁG. A4)

Manifestantes pró-Lula bloqueiam estradas (PÁG. A12)

Empresários pedem a Temer mais reformas

Presidente afirma que não se deve ter receio das eleições

Executivos de grandes empresas como Shell, Coca- Cola e Cargill veem as eleições presidenciais no Brasil como um ponto de interrogação e, em Davos, pediram ao governo que mantenha a estratégia para a economia. Em reuniões bilaterais, o presidente Michel Temer disse que as instituições estão funcionando e, diante dos resultados econômicos positivos, existe um crescente consenso de que não há alternativa à atual política. Em discurso no Fórum Econômico Mundial, o presidente reafirmou que reformas serão mantidas e que ninguém deve ter receio das eleições, pois o eleitorado votará neste ano a favor da “racionalidade”. (ECONOMIA / PÁGS. B4 e B5)

Notas & Informações

Acima de qualquer dúvida

O placar de 3 a 0 no julgamento no TRF-4 deveria ser suficiente para convencer os petistas a finalmente deixar de tratar o corrupto Lula da Silva como um mártir da democracia brasileira. Em sua passagem pela Presidência, Lula conspurcou o mais elevado cargo político da República, a ele conferido pelo eleitor. Pagará por isso. (PÁG. A3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Unânime, tribunal condena Lula, eleva pena e dificulta candidatura

– Corte confirma sentença por corrupção no caso triplex – Prisão pode ocorrer após fim de recursos na 2ª instância – Punição sob para 12 anos em regime fechado

Três juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), confirmaram por unanimidade a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 72, no caso do tríplex em Guarujá (SP), e elevaram a pena imposta pelo juiz Sergio Moro. A decisão dificulta a candidatura do petista nas eleições de outubro. Líder nas pesquisas de intenção de voto, ele foi considerado culpado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido o apartamento como propina da empreiteira OAS. A pena foi aumentada de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado. Para os magistrados, o fato de Lula ter ocupado o mais alto cargo do país tornava necessário o agravamento da pena. “É um elemento importantíssimo”, disse o revisor da ação, Leandro Paulsen. Não houve, entretanto, ordem de prisão imediata. De acordo com súmula do TRF, o cumprimento da pena deve ter início após o esgotamento de recursos na segunda instância — a defesa do ex-presidente ainda pode apresentar embargos de declaração na corte. Também poderia haver apelação ao Superior Tribunal de Justiça ou ao Supremo Tribunal Federal. Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis condenados em órgão colegiado, como é o TRF. Pode, porém, recorrer às instâncias superiores ou tentar registro da candidatura na Justiça Eleitoral. A cassação ocorreria apenas no período de campanha, a partir de agosto, o que deve levar o PT a insistir no nome de Lula publicamente. Nos bastidores, no entanto, o partido já cogita substituí-lo. O mercado reagiu com euforia: a bolsa subiu 3,72% e o dólar caiu 2,43%. (Poder A4)

Petista se diz condenado por imóvel que não possui

Em ato na Praça da República, em SP, após o julgamento, o ex-presidente Lula reforçou o discurso de que não há provas contra ele. “Estou condenado outra vez por um apartamento que não tenho. Se me condenaram, me deem pelo menos o apartamento”, disse. o PT divulgou nota em que chama o julgamento em Porto Alegre de “farsa judicial”, com “votos claramente combinados” dos juízes. “Não nos rendemos diante da injustiça”, diz o texto divulgado pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann. “Querem impedir que milhões que já escolheram o Lula manifestem seu voto”, disse ela, reafirmando que ele será o candidato do PT. O advogado do petista, Cristiano Zanin Martins, afirmou que irá se utilizar de “todos os meios legalmente previstos para impugnar a decisão” do TRF-4. (Poder A7)

Colunistas

Marcelo Coelho

Relator refuta um a um os argumentos da defesa do petista (Poder A8)

Carlos Fernando Lima

Fatos prevaleceram sobre tentativas de politizar o processo (Opinião A3)

Janio de Freitas

Ilações preencheram no julgamento faltas de demonstração (Poder A14)

Editoriais

Leia “Condenado”, acerca de decisão unânime do TRF-4 contra Lula, e “Mais 20 centavos”, sobre atos contra tarifas de transporte coletivo em São Paulo. (Opinião A2).

Redação