Jornais do Brasil nesta quinta feira 26 de julho

Por - em 6 anos atrás 454

26 de julho de 2018

O Globo

Manchete: EUA e União Europeia anunciam trégua na guerra comercial

Acordo, que suspende aplicação de novas tarifas enquanto os dois lados discutem, pode atrapalhar negociações do Mercosul com a UE

Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciaram trégua na guerra comercial deflagrada pelo americano ao impor sobretaxas a aço e alumínio importados. O acordo suspende a aplicação de novas tarifas enquanto os dois lados negociam questões comerciais. Analistas avaliam que, a curto prazo, o Brasil pode se beneficiar da redução na percepção de risco no mercado internacional. Mas, a longo prazo, o anúncio pode atrapalhar acordos do Mercosul com a União Europeia e levar o Brasil ao isolamento comercial. (PÁGINA 17)

MÍRIAM LEITÃO

Acordo desarma uma das frentes da guerra comercial. (PÁGINA 18)

Brasil cobra rigor da Nicarágua

O Itamaraty pressiona autoridades da Nicarágua para esclarecer a morte da estudante de Medicina brasileira Raynéia Gabrielle Lima. Relatos dão conta de clima de terror na capital, Manágua. (PÁGINA 21)

Parada de plataforma da Petrobras pode aumentar conta de luz

A manutenção da plataforma de Mexilhão, na Bacia de Santos, pode aumentar a conta de luz. A unidade fornece gás, combustível mais barato para produzir energia, a sete termelétricas, e deve ficar parada até 8 de setembro. As alternativas têm preços mais elevados: usar gás importado ou recorrer a usinas movidas a outras fontes, como diesel. A Aneel questiona a decisão da Petrobras de parar em período de seca. (PÁGINA 19)

Facebook tira do ar contas falsas operadas pelo MBL

Na maior operação desse tipo já feita no Brasil, o Facebook removeu 196 páginas e 87 perfis que difundiam conteúdos políticos, incluindo fake news, por meio de contas falsas. A estrutura era toda controlada por integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL). De acordo com a empresa, houve violação da “política de autenticidade.” A partir de perfis reais foram criadas identidades falsas em grande quantidade. (PÁGINA 3)

Em 2047, país terá teto populacional

A nova Projeção de População divulgada pelo IBGE estima que, em 2047, o Brasil atingirá o teto populacional, com 233 milhões de habitantes. A partir daí, população irá declinar. (PÁGINA 7)

Prefeitura e Cedae brigam por esgoto

A Cedae abriu fogo contra a proposta da prefeitura do Rio de criar parceria público-privada para cuidar do saneamento da região de Barra, Recreio e Jacarepaguá, a AP-4, que abrange 19 bairros. A companhia estadual alega ter contrato até 2057 com o município. A prefeitura argumenta que a PPP resolveria o problema ambiental com um custo menor. (PÁGINA 8)

FLÁVIA OLIVEIRA

CRITICAR É DEVER

Crivella não é vítima nem de intolerância nem de racismo. Criticá-lo é dever cívico. (PÁGINA 24).

Redação