Jornais do Brasil nesta segunda feira 18 de Fevereiro

Por - em 6 anos atrás 394

18 de fevereiro de 2019

Folha de S. Paulo

Manchte: Governo usa agenda contra crise; núcleo militar se fortalece

Pacote de Moro, reforma da Previdência e general no lugar de Bebianno tentam atenuar escândalo de laranjas do PSL

O presidente Jair Bolsona-ro (PSL) planeja ofensiva de anúncios para tentar abafar a crise que atinge o governo após o escândalo revelado pela Folha das candidaturas laranjas de seu partido. O momento de fragilidade do governo também tende a consolidar o poder militar na gestão federal devido à saída de Gustavo Bebianno. A sucessão na Secretaria-Geral da Presidência, prevista para hoje, deve abrir espaço para o oitavo ministro egresso da área militar, o general Floriano Peixoto. O choque entre Bebianno, Bolsonaro e seu filho Carlos foi visto com extrema preocupação pelos militares, que agora buscam se impor para contornar o desgaste. Bolsonaro também tentará atenuar o clima com o lançamento de bandeiras da sua gestão —segurança pública e ajuste econômico. Sergio Moro (Justiça) mostra seu pacote anticrime amanhã no Congresso. Na quarta, é a vez de o próprio Bolsonaro falar em cadeia nacional sobre a proposta para a Previdência. *(Poder A4)

Classe média movimenta mercado imobiliário

A retomada do crédito e os lançamentos apontam para a volta das classes médias ao mercado imobiliário. Em 2018, o volume financiado cresceu após três anos de queda. O salto foi de 33% nos valores atrelados à poupança. Já os lançamentos para classes média e alta avançaram 54% nos 12 meses até novembro, segundo incorporadoras, ante igual período de 2017 . (Folhainvest A17)

Previdência de estados tem rombo de R$ 70 bi em 2018 (Mercado A20)

Guedes desidrata texto da reforma e preocupa estados

O ministro da Economia suprimiu trechos que universalizavam a reforma da Previdência para estados em itens como contribuição extraordinária e criação de fundos de pensão. A ideia é abrandar a oposição de servidores no Congresso. Governadores planejam peregrinação a Brasília. (Mercado A20)

Desempenho de colégios militares é parecido com o de escolas públicas (Cotidiano A22).

Redação