Jornais do Brasil nesta sexta feira 29 de Junho

Por - em 6 anos atrás 469

29 de junho de 2018

O Globo

Manchete : Nova regra pode dobrar gastos com plano de saúde

ANS estabelece limite de até 60% para coparticipação e franquia

Medida vale para novos contratos e vai vigorar em 180 dias

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou novas regras para coparticipação e franquia dos planos de saúde que podem fazer com que o valor mensal pago às operadoras mais do que dobre. O limite de coparticipação pode chegar a 60% nos planos coletivos. A medida atinge 52% dos planos de saúde do país. Esses modelos de planos estavam previstos em lei desde 1998, mas não haviam sido regulamentados. As regras entram em vigor em 180 dias e valem para novos contratos.
(PÁGINA 19 e Bernardo Mello Franco)

STF: Fachin envia pedido de Lula ao plenário

Voto deve ser em agosto

O ministro Edson Fachin liberou para o plenário do STF o pedido de liberdade do ex-presidente Lula sem esperar a posição da Procuradoria-Geral da República. A votação deve ficar para agosto. A delação de Duda Mendonça foi homologada.
(PÁGINAS 5 e 6)

Caso Embraer teria influenciado Lewandowski

A oposição à fusão entre Embraer e Boeing teria influenciado a decisão do ministro do STF Ricardo Lewandowski de proibir a venda de estatais sem aval do Congresso, segundo fontes.
(PÁGINA 21)

Rio cai de 5º para 11º lugar em bem-estar

Estudo da Firjan que considera emprego, renda, saúde e educação para analisar o desenvolvimento dos municípios brasileiros revela que o Rio caiu da 5ª para a 11ª posição de 2013 a 2016. O desemprego, que impediu a evolução do conjunto das cidades brasileiras, pesou mais na capital fluminense, que só deve voltar ao patamar pré-crise em 2027.
(PÁGINA 23)

Brasileira se reúne com filho nos EUA

Após 28 dias longe do filho Diogo, de 9 anos, recolhido a um abrigo em Chicago, Lidia Karina Souza obteve permissão judicial para se reunir a ele nos EUA. Eles vão aguardar análise do pedido de asilo.
(PÁGINA 26)

Assembleia aprova aumento a TJ e MP

Assembleia Legislativa aprovou aumento de 5% para servidores do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Defensoria. Especialistas dizem que medida contraria regime de recuperação fiscal do Rio.
(PÁGINA 7)

TCM diz que Paes não deixou rombo

A maioria dos conselheiros do Tribunal de Contas do Município concluiu que o ex-prefeito Eduardo Paes não deixou rombo nas contas da prefeitura, como denunciou Marcelo Crivella.
(PÁGINA 10)

Cerco ao Chapadão

Agentes jogam folhetos de helicóptero, pedindo o apoio dos moradores, na maior operação da intervenção federal no Rio, que resultou na prisão de 11 pessoas no complexo do Chapadão e da Pedreira. Um suspeito morreu.
(PÁGINA 11)

Sociedade

Perda de áreas verdes no mundo, em 2017, equivale a uma Itália. Rússia e Brasil são os maiores desmatadores.
(PÁGINA 27)

Míriam Leitão

STF está deixando de ser solução para virar parte do problema.
(PÁGINA 20)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : Fachin manda pedido de liberdade de Lula a plenário

Cármen Lúcia definirá data do julgamento pelo STF; hoje ocorre última sessão na Corte antes do recesso

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu não aguardar parecer da Procuradoria-Geral da República e liberou para julgamento no plenário o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a Corte analise o pedido de suspensão dos efeitos de sua condenação, como prisão e inelegibilidade. Cabe à presidente da Corte, Cármen Lúcia, pautar o caso. Ontem à noite, a sinalização de Cármen Lúcia a integrantes da Corte era de que ela não deveria colocar o caso em julgamento hoje, quando será realizada a última sessão plenária do STF antes do recesso. Nesse período, Cármen será responsável pelos despachos urgentes no plantão. Ministros do STF entendem que o envio do pedido de Lula ao plenário foi manobra de Fachin para evitar mais uma derrota na 2.ª Turma do tribunal. Condenado a 12 anos e um mês, Lula está preso desde 7 de abril.
(POLÍTICA / PÁG. A4)

Empatados tecnicamente, Bolsonaro e Marina lideram

Sem o ex-presidente Lula na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) está tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede), com 17% e 13% das intenções de voto, respectivamente, segundo pesquisa Ibope. Soma de abstenções, brancos e nulos chega a 41%. Também objeto da pesquisa, avaliação do governo Temer é negativa para 79%.
(POLÍTICA / PÁG. A8)

Nomes ligados à Hypermarcas negociam delação na PGR

O empresário João Alves Queiroz Filho, fundador da Hypera Pharma (ex-Hypermarcas), e Claudio Bergamo, ex-presidente da companhia, negociam delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Em outra frente, a empresa discute um acordo de leniência. Em 2015, a Hypera teve seu nome envolvido na Lava Jato.
(ECONOMIA / PÁG. B15)

8,2 milhões vivem sob risco no País

Segundo dados do IBGE, Salvador tem 1,2 milhão de pessoas vivendo em áreas de risco, seguida por São Paulo, com 674 mil nessa situação.
(METRÓPOLE / PÁG. A16)

Mãe e filho juntos de novo

Lídia Souza se reencontrou ontem com o filho, Diogo, de 9 anos, 29 dias depois da separação na fronteira do México com os EUA. Ele estava em um abrigo em Chicago e a mãe, no Texas. Outras 57 crianças brasileiras estão separadas dos pais.
(INTERNACIONAL / PÁG. A12)

Nova regra impede leilão do pré-sal neste ano (Economia / Pág. B1)

Miller e Joesley viram réus por corrupção (Política / Pág. A6)

Fernando Gabeira

Qual é o papel do Brasil no mundo? Seria interessante que candidatos falassem.
(ESPAÇO ABERTO / PÁG. A2)

Celso Ming

Manobras protecionistas de Trump ameaçam transformar-se em tiros pela culatra.
(ECONOMIA / PÁG. B2)

Notas & Informações

Jogando contra

No embalo do enfraquecimento do governo, Congresso faz uma verdadeira ofensiva contra os cofres públicos ao aprovar mais e mais benefícios a organizados grupos de pressão.
(PÁG. A3)

Dinheiro fácil

Partidos deveriam ser totalmente financiados por recursos doados por cidadãos.
(PÁG. A3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete : 1 de cada 3 escolas da elite não atinge nota esperada no Enem

Levantamento da Folha considera perfis socioeconômicos e mostra desigualdade nos resultados de colégios particulares

Resultados do Exame Nacional do Ensino Médio expõem, além do abismo entre as escolas públicas e privadas, desigualdade entre os colégios particulares, que costumam ter melhores resultados. O Enem é porta para universidades públicas. Levantamento feito pela Folha aponta que uma a cada três escolas privadas com alunos ricos não atingiu a nota esperada para elas no ano passado, conforme estimativa estatística que considera os perfis socioeconômicos dos estudantes. O Sudeste concentra 85 das 100 escolas mais bem posicionadas,sendo 30 paulistas. Um colégio mineiro, pela quinta vez, lidera o ranking. Escolas públicas continuam em desvantagem — 70% delas estão abaixo da média geral. (Cotidiano B1)

Leilão de elétricas trará investimento de R$ 6 bilhões

A Agência Nacional de Energia Elétrica e o governo leiloaram 20 lotes para construção, operação e manutenção de 2,6 mil quilômetros de linhas de transmissão e subestações em 16 estados. A previsão é que sejam investidos R$ 6 bilhões nos próximos 30 anos. (Mercado p.3)

Datena critica a segurança pública de SP sob Alckmin

Visto como reforço para a campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB), José Datena, pré-candidato ao Senado pelo DEM, disse que a segurança está falida no estado que foi gerido pelo tucano. (Poder A4)

Ex-procurador e delatores da JBS se tornam réus no DF (Poder A10)

Editoriais

Metas duvidosas

Sobre planos oficiais para reduzir a inflação até 2021 (A2)

Amazônia bilionária

Acerca de fundo destinado à preservação da floresta (A2).

Redação