Jornais do Brasil neste domingo 15 de outubro

Por - em 7 anos atrás 524

jornais15 de outubro de 2017

O Estado de S. Paulo

Manchete : Após dois anos de sufoco, baixa renda volta às compras

A movimentação nos shoppings populares e as vendas de produtos básicos vêm crescendo nos últimos meses

Após dois anos de aperto no orçamento, as famílias voltaram a ampliar o consumo, em especial as de menor renda, que sentiram mais os efeitos da recessão. A mudança, detectada nos últimos meses, reflete a melhoria do cenário econômico, com a volta do crescimento, o corte nos juros, a queda da inflação e a redução, ainda que modesta, do desemprego. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e pela empresa Mais Fluxo, a movimentação de pessoas nos cerca de 500 shoppings do País aumentou 4,4% em setembro em relação ao mesmo mês de 2016, puxada pelos empreendimentos mais populares.

No varejo, as vendas de TVs básicas, de 32 polegadas, superaram as de modelos mais sofisticados nos primeiros sete meses do ano, de acordo com a GFK, que estuda o comportamento do consumidor. O mesmo ocorreu com tanquinhos em relação às lavadoras automáticas e smartphones. (Economia / Pág. B1)

Comida na mesa, dinheiro no bolso 

O recuo nos preços dos alimentos, maior gasto na baixa renda, abriu espaço para a compra de outros produtos, segundo o economista Heron do Carmo, da USP. “Os R$ 20 a menos com alimentos são a prestação de um tanquinho”, diz. (Pág. B1)

Magistrado da italiana Mãos Limpas vêm ao País

Vinte e cinco anos após o início da Operação Mãos Limpas, a corrupção mudou na Itália, mas não diminuiu. Essa é a opinião de Piercamillo Davigo, presidente da seção criminal da Corte de Cassação (o supremo tribunal italiano), e Gherardo Colombo, ex-ministro da mesma corte. Eles falarão da experiência no Fórum Estadão Mãos Limpas e Lava Jato, dia 24. (Política / Pág. A8)

Contas públicas viram ‘isca’ para atrair investidor

Saída para o mar, estradas recapeadas, redução de impostos e contas no azul. Os cofres públicos menos problemáticos viraram iscas para atrair investidores a Estados e municípios. Levantamento da federação das indústrias do Rio aponta que Ceará e Espírito Santo estão entre os cinco Estados que fecharam 2016 em melhor situação. (Economia / Pág. B4)

Oposição tenta reagir em eleição na Venezuela

Cerca de 18 milhões de venezuelanos vão às urnas para escolher 23 governadores. Apesar da forte rejeição ao chavismo, a oposição está dividida e desgastada por causa do resultado pífio da onda de protestos no país. (Internacional / Pág. A9)

Justiça tira bebês de famílias ‘de risco’

A Vara da Infância e da Juventude de Belo Horizonte tem dois meses para explicar o encaminhamento compulsório para abrigos de 120 recém nascidos sob o argumento de estarem em “situação de risco”, relata Roberta Jansen. Em quatro anos, quase quintuplicou o número de bebês separados da mãe na maternidade. Para o juiz Marcos Flávio Lucas Padula, falam “como se os pais fossem sempre vítimas e não pudessem ser responsabilizados”. (Metrópole / Págs. A14 e A15)

Brasileiros fazem tour no Vale do Silício (Economia / Pág. B5)

Eliane Cantanhêde

Enquanto o STF não fizer sua parte na Lava Jato, as assombrações continuarão por aí. (Política / Pág. A6)

Vera Magalhães 

As eleições serão uma espécie de marco a encerrar um período de transe constante. (Política / Pág. A8)

Notas & Informações

Interesse público e regras de ouro

Amais importante regra de ouro das contas públicas seria mobilizar um número suficiente de parlamentares capazes de pensar nos interesses básicos do País. (Pág. A3)

Comício judicial

Encontro patrocinado pela Anamatra virou comício contra a reforma trabalhista. (Pág. A3).

Redação