Jornais do Brasil neste domingo 26 de agosto

Por - em 6 anos atrás 489

jornais26 de agosto de 2018

O Estado de S. Paulo

Manchete : Em SP, Bolsonaro herda votos do malufismo e tira de Alckmin

Fenômeno ajuda a explicar bom desempenho do deputado no Estado e fragilidade do tucano em seu reduto

A união de valores conservadores à defesa da linha dura contra o crime vem garantindo a Jair Bolsonaro (PSL) o apoio de eleitores que se identificam com o discurso associado ao ex-governador Paulo Maluf (PP). O fenômeno, segundo analistas, ajuda a explicar o desempenho do deputado, que lidera as pesquisas de intenção de voto no Estado nos cenários sem o ex-presidente Lula, condenado e preso em Curitiba.

O apoio dos “órfãos” do malufismo, que haviam passado a votar no PSDB a partir dos anos 2000, vem produzindo ainda um efeito colateral: o ex-governador tucano Geraldo Alckmin é o único dos candidatos ao Planalto mais bem colocados nas pesquisas a ter fraco desempenho em seu próprio Estado. “São eleitores capturados por uma liderança que pode ser caracterizada como neopopulista, sem muita preocupação com valores democráticos”, diz o cientista político José Álvaro Moisés. (Política / Pág. A4)

Crime organizado é entrave na segurança

Série mostra as prioridades do País para os próximos anos. Conter a criminalidade e a escalada de assassinatos é uma delas. (Págs. A10 e A11)
Pesquisa mostra as fragilidades de candidatos

Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mostrou que Bolsonaro tem forte resistência entre as mulheres e Marina, entre os homens. Ciro patina entre evangélicos e Alckmin não consegue conquistar os jovens. Por ora, campanhas devem concentrar esforços nos grupos em que têm melhor desempenho. (Política / Pág. A8)
“Estamos à beira do abismo (…)

Entrevista

Quando se vota por ódio ou raiva, os riscos são muito altos” Boris Fausto, cientista político. (Pág. A9)
Uma a cada três cidades não gera receita nem para pagar prefeito

Um terço das cidades do País – ou 1.872 municípios – não tem receita nem para pagar o salário do prefeito e depende de repasses do Estado e da União. O problema é mais grave em localidades que, sem capacidade de atrair empresas e empregos, não conseguem justificar a emancipação. Projeto de lei prevê a criação de mais 400 cidades. (Economia / Págs. B1 e B4)
‘Vale não entregou o que prometeu’

Entrevista : Fabio Schvartsman – presidente da Vale

Empresa viveu euforia com período de alta no preço dos minérios, mas depois sofreu com a piora do cenário, avalia presidente. Plano agora é reduzir ritmo de investimentos e remunerar melhor os acionistas. (Economia / Pág. B11)
Aluno de colégio militar custa três vezes mais (Política / Pág. A6)

Eliane Cantanhêde

Bolsonaro e Alckmin têm artilharia, mas Lula tem mais. Abusa de ações para efeito jornalístico. (Pág. A6)
Vera Magalhães

Líder nas pesquisas, Bolsonaro recolhe seus exércitos e reforça os territórios já conquistados. (Pág. A8)
Paulo Leme

O real seguirá volátil até que o próximo governo ancore as expectativas do mercado. (Economia / Pág. B6)
Notas & Informações

Mais um ano de Lava Jato

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, prorrogou por mais um ano, até setembro de 2019, a força-tarefa da Lava Jato, concentrada em Curitiba. (Pág. A3)

A Justiça ignora a crise

A despeito das razões humanitárias do adicional de aposentados, a decisão judicial sobre o tema é questionável. (Pág. A3).

Redação