Jornais do Brasil neste domingo 28 de janeiro
Por - em 7 anos atrás 410
28 de janeiro de 2018
O Estado de S. Paulo
Manchete : Mulheres ocupam 30% dos cargos de comando no campo
Presença feminina no setor rural é impulsionada pelo uso da tecnologia; elas também estão mais preparadas
A presença feminina no campo cresceu rapidamente no País, impulsionada pelo aumento do uso da tecnologia, informa Douglas Gavras. Há cinco anos, as mulheres ocupavam funções de comando em 10% das propriedades rurais, número que já está em 30%. Os dados são de pesquisa feita em 2017 pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio com 2.090 agricultores e 717 pecuaristas de 15 Estados.
Elas também se preparam melhor: uma a cada quatro mulheres que atuam no setor rural tem formação superior, enquanto entre os homens esse índice cai para um em cada cinco. O aumento do uso da tecnologia, que torna a força física dispensável para muitas atividades, explica parte da “invasão feminina”. O levantamento mostra também que 81% dos entrevistados exercem exclusivamente atividades rurais e 56% têm única residência no campo. (Economia / Pág. B1)
PT quer frente de esquerda, mas partidos mantêm planos
Embora lideranças petistas falem na formação de uma ampla frente de esquerda, partidos que se aliaram ao PT em eleições passadas, como PCdoB e PDT, não estão dispostos a retirar os nomes que já lançaram para a Presidência da República – Manuela D’Ávila e Ciro Gomes, respectivamente. A tendência é de que haja pulverização de candidaturas de esquerda na sucessão de Michel Temer. Um dos objetivos dessas siglas é manter suas bancadas na Câmara. (Política / Pág. A4)
Chacina deixa 14 mortos em Fortaleza
Homens fortemente armados invadiram, na madrugada de sábado, uma casa de forró na periferia de Fortaleza e atiraram contra os presentes. Segundo a polícia, 14 pessoas morreram e 6 ficaram gravemente feridas. A chacina, considerada a maior de Fortaleza, teria ligação com a guerra de facções criminosas. (Metrópole / Pág. A14)
Referendo no Equador realça divisão política
O Equador vai às urnas em 4 de fevereiro para referendo que selará a separação entre o ex-presidente Rafael Correa e o atual, Lenín Moreno. Das 7 questões, duas afetam Correa: a proibição de alguém que já foi presidente se candidatar e o afastamento da vida pública de condenados por corrupção. (Internacional / Pág. A8)
Complexo de Deodoro reabre para canoagem (Esportes / Pág. A16)
Eliane Cantanhêde
Guerra insana
Ao bombardear a Justiça, o PT corre o risco de se isolar e virar um grupelho radical. (Política / Pág. A6)
Celso Ming
Desvio de rota
Afirmar que o rombo da Previdência foi criado pelas elites é ignorar a trombada que vem aí. (Economia / Pág. B2)
Notas & Informações
O Brasil de volta, segundo Temer
Presidente levou a Davos a mensagem necessária a respeito do País póspopulismo. O Brasil está de volta, disse ele. (Pág. A3)
A evolução da dívida
O controle e a redução do déficit público dependem de decisões econômicas e políticas. (Pág. A3).
Redação