Jornais do Brasil neste sábado 18 de agosto
Por - em 6 anos atrás 469
18 de agosto de 2018
O Globo
Manchete : Candidatos vão ao Nordeste em busca de eleitores de Lula
Se petista for barrado, 10 milhões de simpatizantes na região dizem não ter um nome à Presidência
Com a candidatura do ex-presidente Lula em xeque, presidenciáveis concentram seus esforços no Nordeste em busca de simpatizantes do petista. Segundo pesquisa, se Lula tiver a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, 10 milhões de eleitores da região passam a se dizer indecisos ou a declarar voto em branco ou nulo.
Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), os candidatos mais beneficiados com a saída do ex-presidente, dão atenção especial ao Nordeste para ampliar seus percentuais.
O vice petista, Fernando Haddad, que pode se tornar cabeça da chapa caso Lula não concorra, visitará cinco estados nordestinos nos próximos dias. Jair Bolsonaro (PSL) incluiu na agenda de campanha a cidade do sogro, no Ceará. (Pág. 4)
TSE centraliza recursos contra Lula com Barroso
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu concentrar nas mãos do ministro Luís Roberto Barroso todos os recursos que pedem a impugnação do registro da candidatura do ex-presidente Lula, condenado em segunda instância. O PT preferia o nome do ministro Admar Gonzaga. (Pág. 6)
Desocupação nos estados cresce até 160% em 4 anos. Rio é o mais grave (Págs. 19 e 20)
Merval Pereira
Cidadãos estão mais abertos ao autoritarismo (Pág. 2)
Miriam Leitão
Eleito herdará desafio do desemprego (Pág. 20)
Lígia Bahia
Direito à saúde não está na pauta de governantes (Pág. 3)
Washington Fajardo
Tombar é fácil, difícil é conservar (Pág. 16)
————————————————————————————
O Estado de S. Paulo
Manchete : Bolsonaro é pressionado sobre economia e direito de mulheres
No segundo debate presidencial, candidato do PSL vira um dos alvos e tem confronto com Marina Silva (Rede)
Pressionado no segundo debate entre os candidatos à Presidência da República, ontem, na RedeTV!, Jair Bolsonaro hesitou ao ser confrontado sobre temas sensíveis à sua candidatura. O candidato do PSL teve dificuldades para responder a uma questão sobre a dívida pública e foi acusado por Marina Silva (Rede) de fazer “vista grossa” para a discriminação que sofrem as mulheres.
Marina também atacou a política de Bolsonaro de defesa do porte de armas de fogo. Diferentemente do primeiro encontro entre os presidenciáveis, o assunto ética na política foi frequente e o PT, sem representante no encontro, alvo de ataques. Ao defender a PEC do Teto dos Gastos, Geraldo Alckmin (PSDB) atacou o PT, a quem atribuiu o “estouro” das contas públicas. Já o candidato Ciro Gomes (PDT), conhecido pelo temperamento explosivo, adotou ontem uma postura cordial com os concorrentes e jornalistas. Por diversas vezes, ele pediu “perdão”. (Política / Pág. A8)
Vera Magalhães
Candidatos estavam cheios de dedos com Jair Bolsonaro. Marina Silva o contrapôs sobre salários de mulheres e armas. Ele ficou desconcertado. (Pág. A8)
Alckmin planeja dar superpoder à Fazenda
O plano de governo do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) prevê a ampliação do poder do Ministério da Fazenda, criando uma superpasta para receitas e despesas. (Pág. A4)
Para Câmara, despesa alta veda reajuste para o STF
Quase dez dias após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovarem a inclusão no orçamento de 2019 de um reajuste de 16,38% nos próprios salários, um estudo da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados afirma que o aumento estaria impedido.
O argumento é que Judiciário e Ministério Público da União registraram crescimento de gastos acima do permitido pela regra do teto, estourando o espaço adicional para despesas já previstas. (Política / Pág. A10)
Barroso já tem sete ações contra Lula
O TSE começou ontem a encaminhar ao ministro Luís Roberto Barroso os recursos contra o registro de candidatura do ex-presidente Lula. Já são sete ações. (Pág. A8)
Temer desiste de concessões de ferrovias e aeroportos
O governo Temer admite que boa parte de seus projetos de concessão de infraestrutura na área de transportes não vai sair do papel neste ano. A lista de leilões frustrados inclui 12 aeroportos, 4 ferrovias e pelo menos 6 trechos de rodovias.
O objetivo agora é deixar os projetos numa “fase irreversível”, ou seja, encaminhados para que sejam concedidos em 2019. Sem esses empreendimentos, a atual gestão deixará de anunciar pelo menos R$ 64 bilhões em investimentos. (Economia / Pág. B1)
Colômbia teme crise na migração de venezuelanos
A exigência de que venezuelanos tenham passaporte, feita por Equador e Peru, preocupa a Colômbia. Mais de um milhão deles atravessaram o país nos últimos 16 meses e cerca de 423 mil tinham Equador e Peru como destino. (Internacional / Pág. A12)
Rio apura uso de crianças por traficantes
O Comando da Intervenção na Segurança Pública no Rio investiga o uso de crianças como escudo humano por traficantes. Segundo a polícia, bandidos montam barreiras com camas elásticas e “pula-pulas” para impedir operações. (Metrópole / Pág. A21)
Brasil precisa vacinar 9 milhões de crianças (Metrópole / Pág. A19)
Petrobrás ataca plano da ANP para diesel (Economia / Pág. B6)
Sérgio Augusto
O Tiririca do Patriota atirou uma Ursal contra as esquerdas e elas se deleitaram postando debochadas fantasias. (Caderno 2 / Pág. C6)
Fernando Reinach
O triste é que no processo de pareamento a maioria acaba casando com pessoas do mesmo grau de atratividade. (Metrópole / Pág. A23)
Notas & Informações
As condições para o superávit
A reversão de déficit para superávit primário só ocorrerá, na melhor hipótese, em 2022. E essa hipótese considera novas regras previ-denciárias em 2020. (Pág. A3)
Uma tragédia nacional
A cada divulgação de estatísticas sobre a criminalidade fica mais evidente a piora constante do País nesse setor. (Pág. A3)
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete : Aliança de Alckmin com centrão não se reflete nos estados
Siglas que apoiam tucano se dividem em coligações regionais que sustentam Lula, Bolsonaro, Marina, Ciro, Meirelles e Alvaro Dias
A aliança de Geraldo Alekmin com os partidos do centrão (DEM, PR SD, PR e PRB), mais PTB, PSD e PPS, não se refletiu em endosso nos estados. Dos 216 diretórios dessas siglas, apenas 96 estarão em palanques que apoiam o tucano à Presidência.
Nos demais casos, os aliados de Alckmin darão apoio a Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB). O mais fiel a Alckmin é o DEM (22 estados), e o menos, o PR (nove).
A infidelidade dos aliados de Alckmin é maior na região Nordeste. Na Bahia e no Piauí, por exemplo, o PP apoiará O PT. (Eleições 2018 Pág. A4)
Cenário eleitoral e tensão no exterior elevam dólar e derrubam Bolsa (Mercado A23)
O que Temer fez de positivo em seu governo?
VERSUS
Pablo Ortellado
Quase nada, o estrago de sua gestão foi grande
Leandro Narloch
Tentou arrumar a casa, mas Janot não deixou
(Eleições 2018 A6)
EUA tentam agilizar a deportação de imigrantes ilegais
O secretário de Justiça dos EUA, Jeff Sessions, emitiu ordem para acelerar a saída de imigrantes ilegais e disse que o julgamento dos casos só poderia ser adiado após comprovação de “uma boa causa”. (Mundo A15)
Moradia para sem-teto em SP atrasa, e prédios estão fechados ou invadidos
A reforma de nove prédios e um terreno, medida para a falta de moradia em São Paulo, emperrou. Os locais estão fechados ou foram invadidos. A gestão Bruno Covas (PSDB) diz que repasse federal de R$ 50 milhões não chegou, mas que fará as obras mesmo sem a verba. (Cotidiano B1)
Uso de adrenalina durante parada cardíaca pode prejudicar o cérebro
Estudo feito com 8.000 pessoas no Reino Unido sobre o uso de adrenalina no tratamento deparadas cardíacas fora do hospital mostrou que, apesar de salvar vidas, não é ineom um que a injeção da substância seja acompanhada de incapacitação neurológica, (Saúde B9)
Ataque a direitos humanos é reação à democracia
Oscar Vilhena Vieira
O maior respeito a mulheres, negros, indígenas ou LGBTs gera ressentimento naqueles que se veem ameaçados por essa nova sociedade, mais plural e inclusiva. O que está em disputa na eleição é se queremos o fortalecimento da democracia, (Cotidiano B3)
Editorial
Ponto de equilíbrio
A respeito de decisões do STF referentes à Lava-Jato.
Presidente minguante
Sobre fim de mandato do paraguaio Horacio Cartes. Opinião A2).
Redação