Jornais do Brasil neste sábado 29 de setembro
Por - em 6 anos atrás 477
29 de setembro de 2018
O Estado de S. Paulo
Manchete : Em busca do centro, Ciro diz que jamais vai ‘andar’ com o PT
Numa tentativa de se distanciar do partido de Haddad, pedetista chama o PT de ‘organização odienta’ e afirma que não aceitará composição para 2º turno
O candidato Ciro Gomes (PDT) fez ontem o gesto mais explícito na tentativa de se distanciar do PT e conquistar votos de eleitores do centro. Em entrevista a uma rádio e durante evento de campanha, ele chamou o PT de “organização odienta de poder” e disse que não vai se aliar ao partido num eventual segundo turno ou aceitar convite para assumir um ministério no caso de vitória de Fernando Haddad. “O PT contou comigo ao longo dos últimos 16 anos. Na medida em que eles se juntam com o Renan Calheiros (MDB-AL), que presidiu o Senado no impeachment que eles chamam de golpe, que estão juntos no Ceará com o Eunício Oliveira (MDB), não é mais possível, para mim, andar com eles na política”, afirmou à Rádio Guaíba. A fala de Ciro vem após sinalizações de Haddad por uma composição no segundo turno. A estratégia é apoiada na convicção de que Haddad é nome certo no segundo turno e que o adversário que ainda pode sofrer revés é Jair Bolsonaro (PSL).
(POLÍTICA / PÁG. A4)
Bolsonaro diz que não aceitará derrota na eleição
Jair Bolsonaro (PSL) disse à TV Bandeirantes que somente aceitará a vitória. “Pelo que eu vejo nas ruas, não aceito resultado das eleições diferente da minha eleição”, disse. A PF concluiu que Adelio Bispo de Oliveira agiu só ao dar facada no candidato, por “inconformismo político”.
(PÁG. A10)
‘Só acendi o fósforo no barril de pólvora’
Ludimilla Teixeira, de 36 anos, conseguiu reunir 3,8 milhões de mulheres contra um candidato a presidente, mas nem sabe se vai votar nessa eleição. “O que eu sei é em quem eu não vou votar”, disse a baiana que criou no Facebook o grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro.
(PÁG. A11)
Material na BA e em MG traz Lula candidato
Policiais apreenderam ontem na Bahia e em Minas Gerais materiais de campanha em que o ex-presidente Lula é retratado como o candidato do PT à Presidência da República. Os alvos dos mandados de busca e apreensão foram comitês de candidatos do PT e do PCdoB.
(PÁG. A8)
Leilão do pré-sal atrai mais grupos estrangeiros
Nove petroleiras estrangeiras foram atraídas para dividir o pré-sal com a Petrobrás no último ano. Desde setembro de 2017, o governo fez quatro leilões sob o regime de partilha, no qual o lucro é compartilhado com a União.
(ECONOMIA / PÁG. B4)
Taxa de desemprego cai para 12,1%
O País registrou abertura de 1,195 milhão de vagas no trimestre encerrado em agosto, mas ainda falta emprego para 27,5 milhões de pessoas, diz o IBGE.
(ECONOMIA / PÁG. B6)
Marconi Perillo é alvo da PF em Goiás (Política / Pág. A12)
Temer dá subsídio ao setor de refrigerantes (Economia / Pág. B1)
João Domingos
Parto de antagonistas
Haddad e Lula omitem os últimos anos do governo Dilma, a marca de um desastre que ajudou a consolidar Bolsonaro politicamente.
(PÁG. A8)
Adriana Fernandes
Eleições e ilusões
A reforma previdenciária será ponto imperioso para o presidente eleito. Preocupa que o tema não tenha sido debatido.
(ECONOMIA / PÁG. B8)
Notas & Informações
O PT quer ‘tomar o poder’
Ao afirmar que é apenas uma “questão de tempo” para que o PT efetivamente tome o poder, José Dirceu, réu triplamente condenado, dá a entender que esse processo já está em curso.
(PÁG. A3)
Foco enviesado
É estranho que o principal crime a ser combatido no País se encontre na política, e com viés de organização criminosa.
(PÁG. A3).
Redação