Jornais do Brasil nesse Domingo 14 de Agosto

Por - em 8 anos atrás 432

14 de agosto de 2016

O Globo

Manchete: União quer privatizar tratamento de esgoto

BNDES vai discutir modelos para o setor com estados, diz Moreira

Situação da Cedae será analisada em reunião amanhã. Para secretário do programa de parcerias, regulação deve ser mais clara

O secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência, Moreira Franco, afirmou que o BNDES vai procurar os governos estaduais para definir modelos de privatização para as empresas de saneamento. Segundo Moreira, o fornecimento de esgoto tratado no país é precário e falta clareza sobre qual é a autoridade regulatória do setor. O BNDES vai fazer reunião amanhã com o governo do Rio para tratar da situação da Cedae. (Pág. 36)

Lauro Jardim

EDUARDO CUNHA AMEAÇA TEMER

Deputado enviou emissário ao presidente interino para dizer que se sente abandonado e que “isso não vai ficar assim”. (Pág. 2)

Crises fazem migração aumentar na América Latina (Pàgs. 37 e 38)

Governo apela a estatais pela Paralimpíada

Após a Justiça impedir repasses de dinheiro público para a Rio-2016 até que haja transparência nos gastos, o governo federal acionou estatais para financiar a Paralimpíada, que pode sofrer com a falta de verbas. (Caderno Especial)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: ‘Não subir imposto é contra o País’, afirma Abilio Diniz

Ao Estado, empresário diz que governo tem de taxar a entrada de dólares para conter a valorização do real

Às vésperas da votação do impeachment, o empresário Abilio Diniz, ex-dono do Grupo Pão de Açúcar e terceiro maior acionista do Carrefour global, está esperançoso com as mudanças. Abilio foi próximo dos presidentes Lula e Dilma, mas afirma, em entrevista ao Estado, que o País está diante de um fato novo. “Não podemos continuar com um governo que não estava dando certo”, diz. “O Brasil tem uma nova chance.” É preciso, afirma, fazer uma ampla reforma, que inclua de corte de gastos públicos a revisões tributária e política. E defende um tema espinhoso: aumento de impostos. “Se a atividade econômica cresce, aumenta a receita. Enquanto não cresce, tem de aumentar imposto. Vão dizer: de jeito nenhum. Isso é contra o País. É hipocrisia”, diz Abilio, que defende a volta da CPMF. Ele sugere ainda que o governo taxe a entrada de dólares para conter a valorização do real. (Economia/Págs. B1 e B4)

Em 3 anos, PF acha 59 novas drogas, a maior parte sintéticas

A Polícia Federal identificou 59 novas drogas apreendidas no País nos últimos três anos. Algumas têm componentes químicos que simulam o efeito de drogas conhecidas e são usadas por traficantes para baratear a produção e ampliar lucros. Muitas são comercializadas na internet ou em aplicativos e revendidas em baladas e universidades. Seus danos ainda não são totalmente conhecidos. (Metrópole/Pág. A19)

Eliane Cantanhêde

Conciliar o inconciliável

Michel Temer precisa conquistar apoio popular e, ao mesmo tempo, tomar medidas consideradas pelo senso comum como “impopulares”. (Política/Pág. A8)

Notas & Informações

A política pode ser diferente

Se governo seguir acreditando que só há alianças fisiológicas, não poderá se queixar de tropeços. (Pág. A3)

Ideias perigosas

Multiplicam-se propostas que, a título de aperfeiçoar a segurança pública, violam direitos. (Pág. A3).

Redação