Jornais do Brasil nesse Sábado 06 de Agosto
Por - em 8 anos atrás 397
06 de agosto de 2016
O Globo
Manchete: Mas que beleza!
Festa impecável faz o mundo dançar com o Maracanã
Destaque para as origens do país e respeito às minorias
Temer não foi anunciado e, ao abrir os Jogos, foi vaiado
Depois de uma semana de expectativas e temores, o Rio fez uma festa impecável e inovadora no Maracanã para abrir os 31º Jogos Olímpicos, emocionando e arrancando elogios de espectadores no mundo. Efeitos especiais tomaram o Maracanã para destacar as raízes brasileiras, sua cultura, seus artistas, a diversidade, a tolerância entre os povos e o respeito ao meu ambiente. Num dos muitos momentos inéditos em Olimpíadas, o estádio dançou e cantou com Jorge Ben Jor e “País tropical”. Também as músicas retrataram a diversidade cultural do país, reunindo da bossa nova ao funk. Para driblar o orçamento enxuto, os cenários foram construídos em projeções sobre tapumes no gramado do Maracnã, que começou como um mar, representando a origem da vida, e terminou ao som das baterias de escolas de samba e do espetáculo grandioso com a pira olímpica. O desfile dos atletas refugiados levantou o público. As delegações dos países desfilaram pelo meio do estádio. O presidente interino, Michel Temer, não foi anunciado no início da festa e, ao final, foi vaiado, mas também houve aplausos. O presidente do COI, Thomas Bach, agradeceu a organização e ao povo carioca : “Este é o momento da cidade maravilhosa.” Carlos Arthur Nuzman, do comitê organizador, discursou: “O melhor lugar do mundo é aqui e agora.” (Caderno Especial)
Colunistas
Míriam Leitão
País superou desafios olímpicos para realizar os Jogos. (Pág. 22)
Zuenir Ventura
Crise ética e política deu as caras na semana de espera pelos Jogos. (Pág. 19)
Ana Maria Machado
Olimpíada começa junto com mudança de jogo na política. (Pág. 18)
————————————————————————————
O Estado de S. Paulo
Manchete: Brasil faz bonito
Cerimônia de abertura dos Jogos exalta a diversidade cultural brasileira com história, poesia, funk, preocupação ambiental e criatividade
Temer é vaiado ao abrir os Jogos
Presidente em exercício não foi anunciado, mas, quando tomou a palavra para declarar aberta a Rio- 2016, chegou a ter a voz abafada por vaias. (Pág. H3)
MP vê Lula em esquema criminoso
Para procuradores da Lava Jato, o ex-presidente Lula participou ativamente da “estrutura criminosa” que desviou pelo menos R$ 6,2 bilhões da Petrobrás. A manifestação foi resposta ao pedido da defesa de Lula para que Sérgio Moro se julgue incompetente para julgá-lo. (Política/Pág. A4)
Pastor Feliciano é acusado de assédio
Jornalista denunciou o deputado por assédio sexual, tentativa de estupro e agressão. (Pág. A6)
Notas & Informações
Depois da festa
Realidade é que, como de hábito, prometeu-se muito mais do que o País será capaz de entregar. (Pág. A3)
Uma chance para Dilma
Renúncia à Presidência seria o seu gesto mais apreciado, em mais de cinco anos de governo. (Pág. A3)
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete: Jogos começam com Brasil em disputa por 4 medalhas
Sob o temor de vaias, anúncio da presença de Temer na abertura não foi feito
Após a abertura da Olimpíada, protagonistas da delegação brasileira no judô, ginástica artística, natação e vôlei feminino entram em ação no que é considerado um dia crucial para as pretensões do país na Rio-2016. OBrasil pode ganhar quatro medalhas neste sábado (6). O COB (Comitê Olímpico do Brasil) estabeleceu por objetivo que a delegação termine entre os dez melhores países pelo total de pódios. A meta vai de 23 a 30 láureas. A pressão por uma boa largada é ainda maior porque em Londres-12 o país teve o melhor início de sua história. Terminou o dia com três pódios. Os judocas Sarah Menezes (ouro) e Felipe Kitadai (bronze) competem a partir das 10h deste sábado. Felipe Wu, líder do ranking mundial, tenta ir ao pódio na pistola de 10m. Nathalie Moellhausen compete na prova individual da esgrima. Em meio ao temor de vaias, o anúncio da presença do presidente interino, Michel Temer, não foi realizado na abertura, nesta sexta (5). A cerimônia fez referências a temas como escravidão, aquecimento global e 14 Bis. O hino nacional foi cantado por Paulinho da Viola. (Rio-2016)
Novas concessões incluem ferrovias e aeroportos
O governo do presidente interino, Michel Temer, discute oferecer à iniciativa privada quatro aeroportos, duas ferrovias e um terminal portuário em rodada de concessões. Os investimentos podem alcançar R$ 31 bilhões. (Mercado Pág. 1)
MinC reverá regra que isenta projeto da Rouanet de prestar contas (C3)
Editoriais
Leia “Sem personalismo”, a respeito de pacote anticorrupção no Congresso, e “Ensino médio flexível”, acerca de reforma dessa etapa da educação. (Opinião A2).
Redação