Jornais do Brasil nesse Sábado 20 de Agosto
Por - em 8 anos atrás 395
20 de agosto de 2016
O Globo
Manchete: Temer cobra apoio de aliados a teto para gastos
Segundo Meirelles, Orçamento da União terá limite já em 2017
O presidente interino, Michel Temer, reuniu ministros e líderes aliados em São Paulo para cobrar empenho na aprovação da lei que institui teto para gastos públicos. A medida é tida como vital para o ajuste fiscal de seu governo, caso o impeachment de Dilma Rousseff seja confirmado. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que foi fechado acordo para que o teto seja aplicado já no Orçamento da União de 2017. (Pág. 3)
Míriam Leitão
Olimpíada do Rio não foi feita com jeitinho, mas com planejamento. (Pág. 18)
Editorial
‘Olimpíada lava a alma da cidade’ (Pág. 14)
————————————————————————————
O Estado de S. Paulo
Manchete: Delação de Duque avança e deve citar PT, Lula e Dilma
Considerado o braço do partido nos desvios da Petrobrás, ex-diretor se comprometeu a apresentar provas
Condenado na Lava Jato a mais de 50 anos de prisão como braço do PT no esquema de propinas na Petrobrás, o ex-diretor de Serviços da empresa Renato Duque retomou negociações para colaboração premiada com o Ministério Público Federal. Ele oferece informações sobre o envolvimento do partido, de Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com desvios na estatal. Lula é um dos pontos centrais das tratativas. O ex-diretor se compromete a apresentar provas de que ele sabia das irregularidades. Esta é a terceira tentativa de Duque de fazer delação. Se for aceita pela Procuradoria e homologada pela Justiça, pode ser a primeira a envolver Dilma diretamente. Em nota, o Instituto Lula afirmou que não comenta “supostas negociações de delações para obtenção de benefícios judiciais”. As assessorias de Dilma e do PT não responderam. (POLÍTICA / PÁG. A4)
OAS faz acordo para delação
A OAS assinou termo de confidencialidade com investigadores da Operação Lava Jato que permite, a partir de agora, negociar formalmente um acordo de delação premiada de seus executivos. (PÁG. A5)
Temer põe reajustes de servidores em banho-maria
Michel Temer fez acertos ontem com ministros e lideranças no Congresso para pôr em banho-maria a tramitação no Senado de projetos de reajuste salarial de servidores públicos, principalmente ministros do Supremo Tribunal Federal, Judiciário e Ministério Público. A concessão dos reajustes, já aprovados na Câmara e com impacto previsto de R$ 67,7 bilhões até 2018, tem gerado polêmica e enfraquecido o discurso do ajuste fiscal. (ECONOMIA / PÁG. B3)
Celso Ming
Metamorfose do trabalho
A automação e os aplicativos estão mudando os modelos de negócio. Com eles, mudam também as relações de emprego. (ECONOMIA / PÁG. B2)
Notas & Informações
Unidade na diversidade
É auspiciosa a notícia de que PMDB e PSDB se entenderam sobre o papel de cada um. (PÁG. A3)
A indústria à espera da onda
Empresário pretende inicialmente surfar a onda da recuperação, sem assumir novos compromissos de vulto. (PÁG. A3).
Redação