Jornais do Brasil nesta segunda feira (21)

Por - em 7 anos atrás 423

21 de agosto de 2017

O Globo

Manchete:Justiça desiste de meta para julgar crimes contra a vida

Hoje, 64,5 mil ações abertas até 2012 continuam sem sentença

Plano para resolver 80% das causas fazia parte de Estratégia Nacional de Segurança Pública

Em 2015, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tinha como meta a análise de 80% dos processos de crimes dolosos contra a vida que ingressaram nos tribunais brasileiros até 2012. Porém, o objetivo foi abandonado pelo conselho, que passou a tão somente monitorar o andamento dessas ações, revela RENATA MARIZ. O plano fazia parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, uma articulação firmada em 2010 por diferentes órgãos no combate à violência letal. Apenas 10,9% da fila de 72,4 mil ações penais iniciadas até 2012 foram julgadas. O CNJ não explicou a razão pela qual não renovou a meta. (Pág. 3)

Operação sem fim: seis mortos em dez dias

Mulher é morta com tiro na cabeça, no Jacarezinho, onde policiais e traficantes se enfrentam desde a semana passada, quando um agente da Core foi assassinado

Ontem, foi o décimo dia de guerra na Favela do Jacarezinho. Até agora, já são seis mortos — três deles moradores — e sete baleados. No sábado à noite, a dona de casa Georgina Maria Ferreira, de 60 anos, morreu com um tiro na cabeça. Sem apoio das tropas federais que estão no Rio, policiais civis fazem operações na favela, desde o dia 11, para prender os traficantes que mataram o agente da Core Bruno Guimarães Buhler, de 36 anos. Ontem, surfistas homenagearam o policial no Recreio; no Jacarezinho, moradores fizeram protesto. (Págs. 6 a 8)

Tucanos de SP reagem a Aécio

Em resposta ao encontro do senador Aécio Neves com o presidente Michel Temer, o diretório tucano na capital paulista disse que o senador se articula para retornar ao comando, ampliando a crise no partido. (Pág. 4)

RICARDO NOBLAT

Ausência de políticos decentes impede reforma decente. (Pág. 2)

FAT pede recursos de volta ao BNDES

Sem margem para cobrir rombo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), governo fará BNDES devolver empréstimos que recebeu. (PÁG. 15)

Reservas para festas caem 50%

Com avanço da crise do Rio, setor de turismo já constata queda de 50% nas reservas para grandes festas, como réveillon e carnaval. (PÁG. 10)

Colunistas

ANCELMO GOIS

STF julgará na quarta ensino religioso na rede pública. (PÁG. 8)

ANTÔNIO GOIS

Crise traz cenário preocupante para a educação. (PÁG. 19).

Redação