Jornais do Brasil nesta sexta feira 03 de fevereiro
Por - em 8 anos atrás 454
03 de fevereiro de 2017
O Globo
Manchete : Sorteado relator, Fachin já trabalha na Lava-Jato
Ministro se reúne com juízes do caso e promete acelerar decisões
Janot e equipe preparam pedidos de abertura de inquéritos contra políticos
Depois de se candidatar a integrar a 2ª turma, que conduz a Lava-Jato no STF, o ministro Edson Fachin foi transferido e acabou sorteado para ser o relator do caso, em substituição ao colega Teori Zavascki. Ele prometeu conduzir as investigações com rapidez. O Ministério Público também faz esforço concentrado para dar celeridade às delações de executivos da Odebrecht, que atingem autoridades de Brasília e de diversos estados. O procurador- geral, Rodrigo Janot, pedirá abertura de inquérito contra políticos que têm foro no STF, mas não tem prazo definido. Ontem mesmo Fachin iniciou a transição de comando na Lava-Jato, com a ajuda de juízes que atuavam no gabinete de Teori. (Págs. 3 e 4)
PERFIL ENCAIXOU – O poder do algoritmo
O ministro Fachin acabou relator por sorteio de computador com base num algoritmo que leva em conta o número de processos a cargo de cada juiz, entre outros dados. Fachin foi o que se encaixou no perfil. (Pág. 4)
MERVAL PEREIRA
Novo relator quer saber se fim de sigilo prejudica Lava-Jato. (Pág. 4)
MÍRIAM LEITÃO
Fachin é a chance de um julgamento técnico. (Pág. 20)
JOAQUIM FALCÃO
O momento exige um ministro previsível, coerente. (Pág. 3)
DANIEL CHADA E IVAR HARTMANN
Falta de transparência no sorteio, problema desnecessário. (Pág. 4)
Marqueteiro de Lula e Dilma é condenado
João Santana, marqueteiro dos ex-presidentes Lula e Dilma, e a mulher dele, Mônica Moura, foram condenados a 8 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro no esquema de corrupção da Petrobras. (Pág. 8)
Operador de Cabral é preso no Rio
Apontado pela PF como um dos principais operadores do esquema do ex-governador Sérgio Cabral, o fiscal Ary da Costa Filho foi preso. (Pág. 8)
Temer dá a Moreira status de ministro
Depois da eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara, o presidente Temer anunciou que Moreira Franco terá status de ministro na Secretaria Geral. Citado na Lava-Jato, o peemedebista ganha foro privilegiado. Também virou ministro o tucano Antônio Imbassahy, na Secretaria de Governo. E foi recriada a pasta de Direitos Humanos para Luislinda Valois. (Pág. 5)
Família doa órgãos de dona Marisa
Companheira do ex-presidente Lula por 43 anos e parceira da trajetória política do ex-sindicalista, dona Marisa Letícia, de 66 anos, tem quadro de saúde irreversível após AVC. A família autorizou a doação de órgãos. O ex-presidente FH se solidarizou com Lula no hospital. (Págs. 9 e 10)
JORGE BASTOS MORENO
A história da babá que se casou com o líder operário e virou primeira-dama (Pág. 10)
MARA BERGAMASCHI
Drama deve influenciar passos de Lula (Pág. 10)
Eleito, Rodrigo Maia facilita reformas
Eleito ontem por 293 votos, Rodrigo Maia continuará presidindo a Câmara dos Deputados e ajudará o governo, na avaliação do Planalto, a aprovar as reformas e medidas de ajuste fiscal. (Pág. 6)
Habitação terá incentivos
O pacote de medidas que o governo prepara para incentivar o PIB terá foco na habitação, com regras para facilitar a retomada de imóveis financiados em caso de inadimplência e ampliação do Minha Casa Minha Vida. (Pág. 19)
Seguro de veículos pode subir 20%
Com a explosão do número de roubos de carros no Rio, o preço do seguro pode subir até 20%, revela ELENILCE BOTTARI. Em 2016, a cada 13 minutos, um veículo foi levado por bandidos. Para especialistas, crise agravou violência. (Pág. 11).
Redação