Jornais do Brasil nesta sexta feira 23 de dezembro

Por - em 8 anos atrás 437

23 de dezembro de 2016

O Globo

Manchete : Reforma moderniza lei e dá mais poder a sindicatos

Regras como jornada, férias e intervalo de almoço poderão ser negociadas

Medidas, que estarão em projeto de lei, são aprovadas por empresários. Especialistas também veem avanços, mas ressalvam que será importante dar mais representatividade às organizações sindicais

O presidente Temer anunciou ontem a reforma trabalhista, que será enviada ao Congresso em projeto de lei. Pelo texto, acordos firmados entre sindicatos e empresas vão prevalecer sobre a CLT. Entre as regras que poderão ser negociadas, está a duração da jornada e o parcelamento das férias. Mas não serão permitidas mudanças em direitos como FGTS, 13º salário e normas de saúde e segurança. Empresários e as centrais Força Sindical e UGT aprovaram as mudanças; a CUT criticou. Analistas viram avanços no projeto, mas ressaltaram que muitos sindicatos não têm representatividade e, agora, ganharão mais poder nas negociações. O presidente Temer disse que, às vésperas do Natal, o projeto foi um “belíssimo presente” para o Brasil. (Págs. 19 a 21)

MÍRIAM LEITÃO – Mesmo em crise, é possível ter políticas de estímulo (Pág. 20)

Temer: ‘Nunca caí de pinguela’

Presidente diz que não pensa em renúncia

O presidente Michel Temer, no primeiro café da manhã com a imprensa desde que assumiu o Planalto, afirmou ontem que não renunciará e que recorrerá caso o TSE casse a chapa Dilma- Temer. Usando a metáfora do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que chamou seu governo de “pinguela”, o presidente recorreu à memória de sua infância: “Quando eu era menino, tinha um riacho perto da minha casa onde brincávamos atravessando uma pinguela. Sabia que nunca caí? Se é ponte ou pinguela, não importa. O que importa é atravessar.” (Pág. 3)

Saque do FGTS não terá limite

Governo libera resgates de contas inativas sem restrição de valor. Calendário será divulgado em fevereiro

O governo decidiu liberar o saque de qualquer valor de contas inativas do FGTS. Há cerca de R$ 40 bilhões nesta situação. Para analistas, a medida pode dar algum ânimo à economia no início do ano que vem. Especialistas em finanças recomendam sacar os recursos, seja para quitar dívidas, que têm juros elevados, ou para investir em aplicações, já que o rendimento do FGTS é muito baixo. O calendário de saques começará em fevereiro. O governo também mudará regras dos cartões de crédito para reduzir os juros cobrados. (Pág. 22)

EUA vão fiscalizar Odebrecht e Braskem

O acordo firmado por Odebrecht e Braskem com autoridades americanas e suíças prevê a contratação de um fiscal externo que terá acesso irrestrito a informações, documentos, funcionários e até diretores pelo período de três anos. Elas vão indicar até três nomes, mas a escolha caberá ao Departamento de Justiça dos EUA. (Pág. 4)

Violência no Rio – Assassinatos sobem 41,37%

O número de homicídios na cidade do Rio subiu 41,37% em novembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, passando de 87 para 123 casos. No Estado do Rio, o aumento foi de 36,5%. (Pág. 10)

Colunas

MERVAL PEREIRA

Acordo com EUA e Suíça revela extensão da corrupção (Pág. 4)

NELSON MOTTA

A bandalha predomina entre os parlamentares (Pág. 17)

Editorial

‘Acordo histórico e saudável para o ambiente de negócios no país’ (Pág. 6).

Redação