conheça os apps que bloqueiam a exibição de conteúdo impróprio no celular das crianças
Por - em 7 anos atrás 761
Os eletrônicos que despertam o fascínio dos pequenos por servirem como excelente alternativa de entretenimento, também podem se tornar um grande problema. Existem centenas de aplicativos educativos que além de divertirem, contribuem para o aprendizado das crianças. Porém, antes de presentear com tablets e celulares, é recomendável que os adultos planejem préviamente como eles serão usados – principalmente se o dispositivo for conectado à internet. Nessa coluna serão apresentados os principais aplicativos de segurança que restringem o acesso ao conteúdo impróprio de acordo com a idade, confira.
Sobre os aplicativos
Impor limites não é uma tarefa fácil, mas pode ser simplificada com o emprego da tecnologia. E os aplicativos de “Controle Parental” impedem, por exemplo, que celular seja utilizado “fora de hora”, pois oferecem recursos que personalizam a maneira de operar o dispositivo. Através deles é possível restringir o período em que a criança poderá brincar com eletrônico, o tempo de duração, quais apps poderão ser executados, e os sites acessados. As regras de uso podem ser configuradas no aparelho ou numa interface no site do desenvolvedor através do painel administrativo.
Os aplicativos de segurança também oferecem relatórios detalhados contendo informações sobre como o dispositivo está sendo usado, tentativas de acesso fora dos horários estipulados ou acessos ao conteúdo bloqueado. Entre os principais apps testados, os melhores são os seguintes:
Kaspersky Safe Kids – É um aplicativo completo para restringir o acesso a apps que não estiverem de acordo com a faixa etária. Ele também oferece a possibilidade de personalizar o tempo de uso do dispositivo, a execução de apps e bloqueia a exibição de conteúdo impróprio publicado na internet. Na versão paga, está disponível um recurso de geolocalização que permite o monitoramento da posição do aparelho e a restrição de perímetro – o aplicativo envia um alerta avisando quando o perímetro for ultrapassado. As configurações do aplicativo podem ser realizadas no dispositivo, ou remotamente no painel de controle no site do fabricante. O aplicativo é gratuito e disponível para o Android e para iOS.
Norton Family parental control – É uma excelente alternativa para a supervisão de atividades nos dispositivos móveis. O app oferece recursos de gerenciamento de tempo de uso, restrição de pesquisa e apresentação de conteúdo impróprio publicado na internet, execução de aplicativos de acordo com a faixa etária, delimitação de perímetro baseado em geolocalização e relatório de atividades. O aplicativo está disponível para Android e IOS.
Kids Place – É um aplicativo que possuí uma interface diferenciada e muito intuitiva de operar. Quando ele estiver em execução a sua home screen exibirá apenas os apps autorizados pelo responsável. O aplicativo pode servir como um mecanismo definitivo de proteção, ou ser executado apenas em situações em que o aparelho é apenas emprestado para as crianças se distraírem. O aplicativo é gratuito e está disponível para o Android na Google Play.
Os aplicativos indicados nessa coluna são excelentes ferramentas para o gerenciamento das atividades nos dispositivos móveis, mas não servem como substitutos do diálogo e a supervisão dos responsáveis durante a inserção das crianças no mundo digital.
Foto: Reprodução / EPTV e Reprodução/G1