Smartphones auxiliam no tratamento de pacientes com problemas de saúde

Por - em 11 anos atrás 549

Os smartphones já auxiliam de muitas formas a vida de usuários com os mais diversos aplicativos e agora se tornam aliados da medicina no tratamento de pacientes com problemas crônicos.

Nos EUA, aparelhos celulares estão sendo usados para realizar exames de eletrocardiograma a partir dos pulsos da mão de pacientes. Eles enviam o resultado dos testes online para um médico, segundo informa o site Phys, que pode avaliar a situação a partir dos dados que recebeu.

Morador da Carolina do Norte, E. B. Fox, 57, usa um pequeno monitor cardíaco conectado a um aplicativo desde outubro de 2013 para acompanhar sua arritmia. Ao perceber algo errado, o americano pode enviar por email o resultado de um exame para o médico que o acompanha.

O monitor é um exemplo do desenvolvimento da "mHealth", ou medicina móvel,  e está mudando a forma como médicos e pacientes lidam com questões de saúde.

“Os aplicativos são uma das muitas ferramentas da mHealth que estão ajudando consumidores e pacientes a se empenharem em sua própria saúde”, afirmou David Collins, diretor da divisão móvel da organização sem fins lucrativos Healthcare Information and Management Systems Society.

 

Tecnologia e medico

Os médicos e desenvolvedores esperam que os aplicativos e dispositivos diminuam os custos com assistência médica, pois a quantidade de vezes que o paciente retorna ao médico durante um tratamento pode afetar o valor dos planos de saúde.

Um estudo nos EUA está analisando a relação entre os custos com a saúde e os dispositivos médicos móveis em pacientes com doenças crônicas. Eles receberam um iPhone e monitores cardíaco, de pressão ou um medidor de glicose para acompanhar a pressão arterial, arritmia ou diabetes por seis meses.

Canaltech

    Sem tags.