Usuários de celulares pré-pagos na PB têm até segunda-feira para fazer recadastramento

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Usuários de linhas telefônicas pré-pagas da Paraíba e outros 16 estados tem até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, ou podem ter o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.

Além da Paraíba, a exigência vale para os moradores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.

Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago.

Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.

Recadastramento

Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números.

Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada.

Em caso de dúvidas, os titulares de linhas pré-pagas podem entrar em contato com as operadoras pelos seguintes canais:

 Claro – 1052

 TIM – *144

 Vivo – *8486

 Oi – *144

 Algar – 1055

 Sercomtel – 1051

Operadora       Endereço eletrônico       Central de atendimento

Claro       https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre      1052

Tim  https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre     1056

Vivo https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-pre/recadastro-pre-pago  1058

Oi    https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro      1057

Algar        https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0 1055

Sercomtel        https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/  1051

Anatel e Agência Brasil