Democratas e republicanos realizam novas prévias nos EUA neste sábado
Por - em 9 anos atrás 494
Democratas e republicanos dão mais um passo para a escolha de seus candidatos às eleições presidenciais dos EUA neste sábado (20), quando os dois partidos realizam prévias, mas em estados e com sistemas diferentes.
Em Nevada, um caucus fechado – do qual participam apenas eleitores registrados no partido – irá atribuir 43 deputados democratas. Segundo uma média de pesquisas apontada pelo site Real Clear Politics, Hillary Clinton teria 47% de chances de sair vencedora no estado, contra 46% de Bernie Sanders.
Já os republicanos realizam uma primária aberta na Carolina do Sul, na qual qualquer eleitor pode votar para distribuir 50 delegados, mesmo que não seja registrado no partido. Ali, uma média do mesmo site mostra Donald Trump com 34%, à frente de Ted Cruz, com 17%, e Marco Rubio, com 16,5%. John Kasich aparece com 10%, seguido por Jeb Bush, com 9%, e Ben Carson, com 6%.
Na próxima semana, os republicanos realizam seu caucus de Nevada na terça (23), para a escolha de 30 delegados. E, no sábado (27), os democratas votam em uma primária na Carolina do Sul, onde serão atribuídos 59 delegados.
Em Nevada, a situação dos republicanos é bastante parecida com a da Carolina do Sul: Trump também lidera, com 39%, seguido por Cruz com 18,5% e Rubio com 15%. Carson tem 6,5%, Bush fica com 3% e Kasich com 2,5%.
Entre os democratas, no entanto, Hillary Clinton lidera na Carolina do Sul com folga bem maior do que em Nevada. Segundo o Real Clear Politics, ela pode ter 58% dos votos, contra 37% de Bernie Sanders.
Iowa e New Hampshire
Dois outros estados já realizaram prévias. O primeiro foi Iowa, em 1º de fevereiro, onde o republicano Ted Cruz e a democrata Hillary Clinton saíram vencedores. Na sequência foi a vez de New Hampshire, onde os eleitores preferiram Donald Trump e Bernie Sanders.
Prévias
Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido. Para ser apontado candidato, um democrata precisa ter os votos de 2.382 dos 4.763 delegados disponíveis. Para um republicano, é preciso conquistar 1.237 dos 2.472 delegados disponíveis no partido.
Após as votações na Carolina do Sul, a grande expectativa gira em torno da Super Terça, em 1º de maio, quando ocorrem decisões simultâneas em 14 estados e no território de Samoa Americana.
O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.
Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.
Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.
G1